Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Demonologia Livros de Demonologia Goétia - As Chaves de Salomão Gusion

Gusion

O décimo primeiro espírito em ordem é um grande e forte duque, chamado Gusion, Gusoin, ou Gusayn. Aparece como um Xenopilus [Cyaenophallus][1]. Mostra todas as coisas, passadas, presentes, e futuras, e demonstra e responde quaisquer questões que o magista venha a formular. Ele concilia e reconcilia amizades, e honras e títulos. Governa sobre 40 legiões de espíritos. Seu selo é este, que será preparado como acima foi dito.

Selo de Gusion


1- O que o texto intenta passar com a palavra Xenopilus, Xenophilus, or Cyaenophallus não é algo que esteja totalmente esclarecido. "Aleister Crowley's Illustrated Goetia" nos dá uma definição de Xenophilus como "uma estranha e triste criatura". Outra possível referência à "Cyaenophallus" pode ser "cynocephalus" – a criatura alada que ilustra a carta Roda da Fortuna do Tarot e que talvez remeta á sabedoria de maneira similar a Thoth. Lisa Pekarski escreve:  Cynoceplalus repousa no fundo da Roda da Fortuna em contrapartida a esfinge que está em seu topo. Trevas e Luz, só mais dois signos da dualidade universal.

Um ótimo texto que explica o que são os cynocephalus é O Grande Segredo Lupino, disponível na área Monstruiário, na sessão Lobisomem.