Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades O Jogo da Bíblia

O Jogo da Bíblia

partyCuriosidades Cristãs: Algumas coisas que nunca lembramos ou não sabemos

Todos sabemos, ou deveríamos saber, que o primeiro milagre realizado por Cristo não foi curar doenças, exorcizar demônios, nem acabar com a fome dos famintos. Para mostrar que a vida não deve ser uma eterna chatisse, cheia de gente feia sem maquiagem, usando roupas que parecem ter sido costuradas em casa, que só sabem olhar feio e recitar passagens das Escrituras, Jesus fez seu primeiro milagre em uma festança, transformando àgua em vinho para que a alegria não virasse tédio. Cristo adorava uma festa, mesmo quando ia confabular de maneira séria com os apóstolos, preferia fazer isso numa mesa de jantar do que em um templo ou em um galpão velho, suas parábolas incluiam celebraçnoes para aqueles que haviam se afastado do rebanhoe na Páscoa preferia entradas triunfais do que simplesmente se chegar a pé junto com a multidão. 

O problema de uma vida de festas é que eventualmente você vai se ver lá parado ou parada, no meio de todo mundo, sem ter o que falar. Se a idéia de celebração de Cristo fosse um lugar cheio de gente olhando pro chão e emburrada, ele não teria tranformado água em vinho, teria transformado a água em uma missa como as que temos hoje, onde o trabalho dos sacerdotes é ficar nos mostrando como nossos pecados são mais importantes do que nossa alegria.

E é para ajudar, nesses momentos em que parece que os assuntos sumiram e você não tem o que dizer, que fizemos uma lista divertida de pequenas coisas da Bíblia que dificilmente lembramos. a idéia é não apenas animar festas, mas tranformá-las em um momento de diversnao onde a palavra pode ser espalhada de forma lúdica, uma maneira de todos ganharem, inclusive os filhos pródigos presentes.

 

As Regras:

 

Pegue papel e lápis, marque o nome de todos e faça as perguntas a baixo. Sempre que acertarem marque um ponto, quando errarem subtraia um ponto, a não ser quando a própria questão instruir diferente. No final confira a pontuação e veja como celebrar.

Lembre-se, muitas pessoas que nunca pegaram em uma Bíblia acham que muitas dessas perguntas serão fáceis de ser respondidas, mas o divertido mesmo será ver como aqueles que vivem com a Bíblia debaixo do braço se sairão.

Bom divertimento !!!

 

Questões:

 

- Quem foram as duas primeiras pessoas criadas por Deus?


Se você pensou em Adão e Eva, se enganou.

Em Gênesis 1:26-28 lemos:

26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".

27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

E isso ocorreu no sexto dia. Então Deus santificou o sétimo dia. 

Logo ai vemos que Deus criou o homem à Sua imagem, homem e mulher os criou.

No capítulo 2 do Gênesis, versículo 16, Deus fala para o Homem "comer livremente de qualquer árvore do jardim". Apenas depois dos primeiros sete Dias, e depois de conversar com Sua criação é que, no capítulo 2, versículo 18, Ele diz: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". E então faz Adão dormir e cria Eva. Mas lembre-se que no sexto dia ele já havia criado Homem e Mulher, o primeiro casal, Eva foi a terceira criação humana e a segunda esposa de Adão. A primeira esposa, de acordo com estudiosos, teria sido Lilith, expulsa do paraíso por causa de brigas conjugais com Adão, mas isso é uma história para outra ocasião. Ela aparece citada apenas uma vez na Bíblia em Isaias 34:14: "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si."

Diferentes traduções tem formas diferentes apra essa passagem, algumas substituindo Lilite por "Animais Noturnos" ou "Espectro Noturno", ou mesmo "Coruja" mas a versão em hebraico traz o nome לילית Lilith no original.

Assim, se alguém citou Lilith e Adão ganha 1 ponto.

 

 

- Quem foram e quantas foram as pessoas que visitaram Jesus e lhes trouxeram presentes depois que ele havia nascido?

 

Se alguém rapidamente responder: "Eram 3!" provavelmente você ouvirá um "Ufa", pois os outros membros irão pensar que alguém acertou essa pergunta tão óbvia.

Caso isso ocorra, tire um ponto de quem der essa resposta.

A Bíblia nunca deu números ou nomes para esses visitantes, apenas dizem que trouxeram incenso mirra e ouro. Assim falam que eram três porque o texto está no plural e Jesus recebeu três tipos diferentes de presentes. 

Se quem reponder ainda acrescentar os nomes: "Baltazar, Belchior e Gaspar e eles eram reis magos"; tire mais 2 pontos da pessoa.

Não há nenhuma menção de eram reis, no texto original em grego a palavra utilizada para descrevê-los é μάγοι, magoi, significa sábios. Eles foram elevados ao status de reis pelos cristãos apenas no séc. III, e muito provavelmente para encaixar essa passagem com a profecia presente no Salmo 72: "Todos os reis cairão diante dele”.

Mas e de onde vieram seus nomes? 800 anos depois de Cristo é que vieram os nomes e nacionalidades deles: Gaspar (gathaspa) significa "o branco", se tornou rei da Índia, Melquior (melichior) significa: "Rei da Luz", se tornou o rei da Pérsia e Baltazar (bithisarea) significa "senhor dos tesouros", rei da Arábia. 

Se alguém respondeu apenas que eram sábios do oriente, dê um ponto para a pessoa.

 

 

- Quais são os pecados capitais?

 

Apesar de em Provérbios 6:16-19 vermos que "Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina":

- olhos altivos;

- língua mentirosa;

- mãos que derramam sangue inocente;

- coração que maquina projetos iníquos;

- pés que se apressam a correr para o mal;

- testemunha falsa que profere mentiras;

- semear contendas entre irmãos.

e em Gélatas 5:19-21, termos outra listagem de "cobiças da carne", deixando claro que são ruins quando a carne luta contra o espírito:

- a prostituição;

- a impureza;

- a lascívia;

- a idolatria;

- a feitiçaria;

- as inimizades;

- as contendas;

- os ciúmes;

- as iras;

- as facções;

- as dissensões;

- os partidos;

- as invejas;

- as bebedices;

- as orgias.

no século IV se criaram uma lista baseada nos trabalho do monge Evagrius Ponticus, que criou uma lista de 8 pecados capitais:

- Gula

- Fornicação

- Avareza

- Desespero

- Ira

- Negligência

- Vanglória

- Soberba

Esses oito pecados poderiam ser separados em 3 grupos:

- Apetite Lascivo: Gula, Fornicação e Avareza;

- Irascibilidade: Ira;

- Intelecto: Vanglória, Desespero, Soberba, Negligência.

Foi apenas no anos de 590 d.C. que o Papa Gregório revisou a lista de Evagrius para a lista de sete pecados:

- Luxúria (que tomou o lugar de Fornicação)

- Gula

- Avareza

- Negligência (que passou a incorporar também Desespero)

- Ira

- Inveja (que foi acrescentado)

- Soberba (que substituiu vanglória)

Com o passar do tempo Negligência foi substituída por Preguiça, criando assim a lista que temos hoje:

- Gula

- Avareza

- Luxúria

- Ira

- Preguiça

- Inveja

- Soberba (ou vaidade)

Assim, mesmo não estando listados na Bíblia, os 7 pecados se tornaram parte da cultura cristã. Se alguém acertar os 7, dê 1 ponto para a pessoa.

 

 

- Quais são os inimigos dos 7 Pecados Capitais?

E como não poderia deixar de ser, quando os sete pecados começaram a se tornar populares surgiram também as 7 virtudes, inspiradas pelo poema escrito por Prudêncio no final do século IV d.C. e que se tornaram muito populares durante a idade média. 

- Castidade, que se opõe à Luxúria

- Generosidade, que se opõe à Avareza

- Temperança, que se opõe à Gula

- Diligência, que se opõe à Preguiça

- Paciência, que se opõe à Ira

- Caridade, que se opõe à Inveja

- Humildade, que se opõe à Soberba

Assim se acertarem que são 7 Virtudes de 1 ponto. Se a pessoa souber nomear as 7 virtudes dê 2 pontos.

 

 

- Além de amar a Deus sobre todas as coisas, não matar e não cobiçar a mulher do próximo, quais são os Dez mandamentos na ordem como foi apresentada a Moisés?

Na Bíblia os mandamentos não aparecem listados e divididos, enumerando-os como fazemos hoje. Ela apresenta o seguinte texto em Êxodo 20:1-17:

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim.

4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

13 Não matarás.

14 Não adulterarás.

15 Não furtarás.

16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

E isso faz com que diferentes sábios agrupem as ordens de Deus de diferentes maneiras, assim, no Judaísmo, os 10 mandamentos são:

1- Eu Sou o SENHOR, o teu Deus

2- Não terás outros deuses além de mim e não farás para ti nenhum ídolo

3- Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus

4- Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo

5- Honra teu pai e tua mãe

6- Não matarás

7- Não adulterarás

8- Não furtarás

9- Não darás falso testemunho contra o teu próximo

10- Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) e não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo: nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento)

E isso porque para os Judeus o 8o Mandamento, Não Furtarás, é uma referência ao sequestro.

Para os Anglicanos, Presbiterianos e outros protestantes, os 10 mandamentos são:

1- Não terás outros deuses além de mim 

2- Não farás para ti nenhum ídolo

3- Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus

4- Lembra-te do dia de domingo, para santificá-lo

5- Honra teu pai e tua mãe

6- Não matarás

7- Não adulterarás

8- Não furtarás

9- Não darás falso testemunho contra o teu próximo

10- Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) e não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo: nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento)

Desde o Primeiro Concílio de Nicéia, no ano de 325 d.C., ficou oficial o Domingo como o dia de adoração e de descanso.

Já os Ortodoxos tem como 10 mandamentos a seguinte lista:

1- Eu Sou o SENHOR, o teu Deus e não terás outros deuses além de mim

2- Não farás para ti nenhum ídolo

3- Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus

4- Lembra-te do dia de domingo, para santificá-lo

5- Honra teu pai e tua mãe

6- Não matarás

7- Não adulterarás

8- Não furtarás

9- Não darás falso testemunho contra o teu próximo

10- Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) e não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo: nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento)

Os Católicos e os Luteranos tem uma lista muito parecida:

1- Eu Sou o SENHOR, o teu Deus, não terás outros deuses além de mim e não farás para ti nenhum ídolo (também traduzido como "Amar a Deus sobre todas as coisas")

2- Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus

3- Lembra-te do dia de domingo, para santificá-lo

4- Honra teu pai e tua mãe

5- Não matarás

6- Não adulterarás

7- Não furtarás

8- Não darás falso testemunho contra o teu próximo

9- Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) 

10- Não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo: nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento)

Algumas igrejas Luteranas ainda usam uma divisão um pouco diferente do nono e do décimo Mandamentos: 

9- Não cobiçarás a casa do teu próximo

10- Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença

Já os Adventistas do Sétimo Dia retornaram um pouco às raizes, devolvendo o sábado como dia sagrado e de descanso e dividem assim os seus 10 Mandamentos:

1- Não terás outros deuses além de mim 

2- Não farás para ti nenhum ídolo

3- Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus

4- Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo

5- Honra teu pai e tua mãe

6- Não matarás

7- Não adulterarás

8- Não furtarás

9- Não darás falso testemunho contra o teu próximo

10- Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) e não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo: nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento)

Isso tudo acontece porque na passagem do Êxodo que fala dos mandamentos mostra mais de dez afirmações, dependendo de ocmo as interpretamos podemos contar 14 ou 15, mas o texto Bíblico usa a frase hebraica aseret had'varim, que pode ser traduzida como as 10 palavras (ou afirmaçnoes ou coisas). Assim apesar da Bíblia se referir a 10 mandamentos enumera uma quantidade diferente de afirmações, mas o que parece loucura para os homens não o é para Deus, ou é, se nos lembrarmos de 1 Cor 1:25: "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens".

Quando for brincar, tente pegar as pessoas desprevinidas não apenas perguntando quais são os Dez Mandamentos, mas perguntando: E para os Anglicanos, quais são so Dez Mandamentos? Teste o conhecimento de todos e não dê moleza!

Caso acertem a pergunta 1 ponto. Se acertarem a lista de outra crença que não a própria 2 pontos para cada lista, se errarem tire apenas 1 ponto.

 

- Quem foram os 12 apóstolos?

Os doze homens que Jesus escolheu para se tornar pescadores de homens foram:

1 - Simão Pedro

2 - Tiago ( o maior )

3 - João

4 - Filipe

5 - Bartolomeu

6 - Mateus

7 - Tiago ( o menor )

8 - Simão

9 - Judas Tadeu

10 - Judas Iscariotes

11 - André

12 - Tomé

Mas você ainda pode incrementar essa questão perguntando quem eram os 12 apóstolos ANTES da traição de Judas Iscariatoes e DEPOIS da traição, já que assim que Judas bateu as botas, os 11 apóstolos restantes elegeram Matias pra tomar lugar do ex-tesoureiro do grupo.

Se acertarem a resposta 1 ponto. Se de cara alguém der o nome dos 13 dê dois pontos. Caso alguém dê o nome de Paulo de Tarso e São João, ou apenas O João do Apocalipse, tire 1 ponto para cada nome errado.

 

- De que árvore Adão e Eva usaram as folhas para esconder sua nudez diante do Senhor?

A resposta de 8 entre 10 pessoas para esta pergunta é rápida e certeira: "Usaram folhas de parreira!" e sorrirão achando que levaram a melhor. 

Caso isso aconteça tire 1 ponto de cada pessoa!

Em Gênesis 3:7 encontramos a resposta: "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais."

 

- Por que Adão e Eva foram expulsos do Paraíso?

Caso alguém se empolgue e grite a resposta: "Porque desobedeceram Deus e comeram do Fruto Proibido." 

E essa resposta está completamente errada! Tire 1 ponto de cada espertinho.

Por comerem da Árvore Proibida:

A) mulher começou a ter medo de cobra: "Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gen 3:15

b) mulher começou a sentir cólicas e dor de parto: "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." Gen 3:16

c) a terra ficou um lugar duro de se viver: "maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida." Gen 3:17

d) cheia de mato e ervas daninhas e instituiu a dieta vegetariana:"Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo." Gen 3:18

e) acabou com a vida mansa do homem: "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás." Gen 3:19

f) pegou as criaturas que eram filhas de Eva (Gen 3:20 "porque era a mãe de todos os viventes.") e arrancou o couro delas para fazer os dois vestirem: "E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu." Gen 3:21

Mas não os expulsou do Paraíso por causa disso! Depois de castigá-los desse jeito e de ainda arrancar as pernas da serpente, que antes devia andar de pé ou com patas até então, como mostra Gen 3:14: "Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida", Ele parou para pensar: "Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente." Gen 3:22.

Assim foram expulsos não porque comeram o Fruto Proibido, mas por que Deus temiam que além de desobedientes vivessem para sempre. A expulsão não foi um castigo, foi uma prevenção.

 

- Qual foi a fruta que Eva mordeu e deu para Adão?

A pobre fruta que se imortalizou como a originadora do Pecado Inicial foi a pobre maçã. E de novo os religiosos adoram usá-lo como resposta para essa pergunta, mas ela está errada! 1 ponto a menos de quem responder Maçã ou qualquer outra fruta!

A Bíblia não fala que fruta era aquela que Deus proibiu de comer, simplesmente fala que "o fruto daquela árvore não comerás". Quando a Bíblia foi traduzida para o latim, houve uma confusão com a palavra que usaram para traduzir "Mal". Em latim a palavra Mallus, enquanto adjetivo, significa mal, assim a passagem Gen 2:17 ficou traduzida para: "de ligno autem scientiae boni et mali" - a árvore, ou o madeiro, do conhecimento do bem e do mal - e 3:22 ficou: "et ait: Ecce Adam quasi unus ex nobis factus est, sciens bonum et malum" - Eis que o Adão se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. O problema é que quando falamos de adjetivos Mallus significa mal, mas quando falamos de substantivos a palavra que significa maçã.

Não é coincidência que chamamos o gogó, que se destaca muito mais em homens do que em mulheres, de Pomo de Adão, pomo é o outro nome latim, pomus, para maçã. Esse fato vem da crença que o volume na garganta dos homens era uma deformação causada quando Adão se engasgou com um pedaço do fruto proibido, que passou a ser identificado com a maçã.

Mas em diferentes culturas a fruta muda, alguns textos, incluindo o Zohar judaico, afirma que a fruta se tratava de uma uva. Outros cristãos associam as folhas de figueira usada por Adão e Eva para esconder a nudez de Deus com o pecado e dizem que o fruto era o figo (provavelmente assim que comeram a fruta devem ter arrancado as folhas que estavam mais próximas, eles devem pensar, se esquecendo que se passou um tempo entre o comer da fruta e Deus aparecer passeando pelo jardim). Nos países eslavos a fruta favorita para assumir o papel de desencadeadora da discórdia celestial é o tomate, já que seu nome, "rajčica" ou "paradajz", se derivam da raiz "raj" que significa paraíso. 

Outras frutas que já tentaram ser identificadas com o fruto da sabedoria do bem e do mal foram o grão de trigo, em hebraico "khitah" com uma pronúncia muito próxima de "khet" - pecado-, o marmelo, que é um fruto muito mais antigo do que a maçã na região do sudoeste asiático, a romã, a alfarroba, a cidra, a pera, o pêssego e até mesmo, hoje em dia, com os frutos da Figueira-do-Inferno. 

Alguns textos apócrifos, como o livro de Enoque, apontam que o fruto era de uma espécie desconhecida na terra e se assemelhavava a uma uva alongada nos polos, ficando com uma forma oval, quase de agulha.

Assim apesar de não poder apontar que fruta era aquela da árvore com muita certeza não era a maçã!

Agora se alguém respondeu que a fruta nunca foi definida pela Bíblia, dê a ela o dobro dos pontos! Diversão garantida!

 

- Quem cortou os cabelos de Sansão?

Sansão foi o He-Man da Bíblia, como todos sabemos. Diferente de Hércules que era forte por ser um mestiço, a força de Sansão vinha do Espírito do Senhor, e somente seria dele enquanto ele se mantivesse obediente ao Senhor. 

Sansão foi quase tão legal quanto Jesus, ele nasceu de uma mulher estéril (embora Jesus, por ser muito mais foda, tenha nascido de uma virgem), enquanto pessoas fugiam de leões, Sansão os ragava ao meio, e os rasgava tão fácil como se fossem cabritos. Você jé tentou rasgar um cabrito ao meio usando só as mãos? É muito complicado e difícil, mas Sansão rasgava leões como se fossem cabritos (Juízes 14:6). Quando achamos uma queixada de jumento no chão pensamos: "eca que nojo!" ou "que animal, uma queixada de jumento!", mas não Sansão! Ele achou uma queixada de jumento no chão e a usou para matar mil homens, e em uma tarde, o que rambo e chuck norris juntos fazem com metralhadoras, Sansão fez com uma queixada de jumento (Juízes 15:15-16). Enquanto grande parte daqueles que seguem a Bíblia acham que sexo é sujo, Sansão zanzava por Gaza mandando ver nas prostitutas, sem dó e sem descanso e ainda saia para namorar(Juízes 16:1-4). 

O problema é que a mulher com quem ele saiu para namorar, depois de deixar a prostituta de Gaza toda assada e sem andar direito por alguns dias, era Dalila. E o povo já cansado do valentão rasgador de leões, e mulheres, ofereceu uma grana para ela descobrir o ponto fraco dele. Depois de pegar no pé dele sem parar, enchendo o saco dele até ele não aguentar mais: "E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a alma dele se angustiou até a morte" (Juízes 16:16), ele finalmente não aguentou e falou pra ela que a sua força vinha da obediência ao Senhor, e isso, traduzido em miudos significava nunca ter raspado a cabeça na vida.

Dalila então, sentindo o cheiro das verdinhas fez o homenzarrão dormir sobre os joelhos dela (e nós imaginamos como ela fez o cara que mandava ver até depois da meia-noite, na época que lá pelas 7 todo mundo já ia dormir porque era noite) e então... "mandou chamar um homem para lhe rapar as sete tranças de sua cabeça." (Juízes 16:19).

Assim não foi Dalila que cortou os cabelos de Sansão, foi um homem que ela mandou chamar.

Tire 1 ponto de quem errar e dê 1 ponto para quem acertar.

 

- Qual as profissões dos Apóstolos antes de serem recrutados por Jesus?

Como vimos, depois de comer o fruto proibido, Adão inventou o trabalho duro, e por causa dele temos que ter empregos hoje ao invés de viver em uma rede, pelados, comento aquilo que cresce em nosso jardim. Quando pensamos nos apóstolos imaginamos aquele grupo de barbados seguindo Jesus, para cima e para baixo. com mantos e só ouvidno o que Jesus dizia e muitas vezes, como mostra a Bíblia, falando besteiras.

Mas eles não nasceram homens barbados vestidos de túnicas, e antes de Cristo tinham que trabalhar, afinal "Apóstolo" nunca foi uma profissão reconhecida e bem remunerada (pelo menos na época antes de aparecer Cristo, hoje parece que ser Apóstolo é a melhor profissão do mundo, ganhasse bem, faz-se pouco). Assim:

Simão Pedro e seu irmão André eram pescadores.

Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, o pescador, provavelmente estavam trabalhando no mesmo ramo que o pai.

Mateus, também conhecido como Levi, era um coletor de impostos que trabalhava para os romanos.

Simão o Zelota era um ativista político, se bem que isso não era exatamente uma profissão.

Judas Iscariotes provavelmente foi um contador ou um banqueiro, já que ficou responsável por tomar conta da bolsa de dinheiro do grupo.

Os outros cinco (o outro Judas, o outro Tiago, Filipe, Bartolomeu - também chamado de Tadeu - e Tomé), são incógnitas, não há mensão na Bíblia do que faziam para ganhar seu pão com o suor do rosto.

Assim, quem responder "Eram pescadores!" não ganha ponto nenhum, mas quem acertar ganha 1 ponto por profissão certa de cada apóstolo!

 

- Como morreram os Apóstolos?

A história de Jesus todos conhecemos. Jesus viveu, teve seus apóstolos, morreu, voltou, andou por aqui mais um tempo e ai subiu aos céus. Quando lemos o novo testamento vemos como a vida de Jesus, especialmente o seu fim, foi sofrido, e nos lembramos como ele sofreu para nos livrar do pecado e que, justamente por essa causa, não temos mais pecados com os que nos preocupar. Mas a história dos apóstolos não foi mais fácil, nem menos sofrida do que a de Cristo, ser apóstolo não era fácil, nem em vida, muito menos na morte.

- Pedro, o mesmo que renunciou Cristo três vezes e foi chamado por Cristo em pessoa de Satanás e depois criou a igreja católica par ase redimir, morreu crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero.

- André, foi crucificado em uma cruz com braços e pernas separados, em formato de X.

- Tomé, que teve que ver para crer, foi morto em Mylapore, na Índia, atravessado por lanças de 4 soldados.

- Filipe... existem algumas dúvidas a seu respeito. Alguns dizem que ele foi crucificado. Outros já dizem que morreu depois de ser preso e continuamente torturado (e muito provavelmente crucificado)

- Mateus... outra contradição. Existem relatos de não ter sofrido nenhum tipo de martírio e existem relatos de ter sido esfaqueado até a morte.

- Bartolomeu, foi esfolado vivo e então decapitado pelo governador de Alanópolis.

- Tiago Zebedeu foi decaptado em 44 d.C.

- Tiago, filho de Alfeu, morreu apedrejado.

- Simão e Judas Tadeu, foram mortos a machadadas.

- Judas Iscariotes, de acordo com Mateus teria praticado o suicídio se enforcando (27:5), mas de acordo com o livro dos Atos dos Apóstolos 1:18 Judas caiu de cabeça para baixo de um penhasco, rebentando-se ruidosamente pelo meio. Como a Bíblia não erra então sabemos que ele tentou se enforcar perto de um penhasco, o galho em que amarrou a corda, ou o cinto, se rompeu e ele despencou lá para baixo, ainda bem lúcido par ater mais tempo de se arrepender por sua traição.

- O pobre Matias foi morto na fogueira.

e João?

- João Zebedeu, para provar que toda regra tem sua excessão, morreu de morte morrida, e não de morte matada, com 94 anos de idade, sossegado.

1 ponto para cada morte correta, tire um ponto para cada morte errada. Se alguém falar que João foi decaptado, tire 2 pontos. O João decaptado era primo de Jesus, não apóstolo!

 

- Quando chegar o momento do Arrebatamento, quem irá para o Céu levante a mão!!!


Aposto que muitos irão erguer as mãos gritando ALELUIA IRMÃO!

É então que você pode começar a rir e a se divertir. 

A idéia de Arrebatamento foi inventada no século XVII por Cotton Mather, ela não faz parte da Bíblia. Matther, famoso também por estrangular mulheres até a morte quando achava que eram bruxas, tinha a idéia que no momento em que o juízo final chegasse, as pessoas boas seriam arrebatadas por Jesus para o céu para junto de Deus. Posteriormente essa idéia se tornou popular e muitos se baseiam em algumas passagens como 1Tessalonicenses 4,15-17: "Nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares" e 1Coríntios 15,51-52: "Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados".

Mas termo na  Bíblia, que acabou sendo traduzido como "arrebatado", na verdade vem do grego ἁρπάζω (harpazo), que na verdade significa "apanhado" ou "levado" e se refere a uma única pessoa.

Tire um ponto de cada pessoa que ergueu a mão e dois de quem gritou aleluia. E se alguns dos presentes tiver um adesivo em seu parachoques: "Em caso de Arrebatamento este veículo perderá o controle", pisque para ele e diga, como Jesus diria: PERDOADO!

 

- Quem eram os quatro Cavaleiros do Apocalipse?

Diferente da pergunta dos homens sábios que visitaram Jesus, a Bíblia dá o número de Cavaleiros. Eles são quatro. Mas quem são?

Os apressadinhos sempre respondem: Pestilência, Guerra, Fome e Morte!

Bom, tire 1 ponto de cada um que respondeu isso. Vamos ver as passagens da Bíblia que falam sobre eles Apocalipse 6:1-8:

1- Depois, vi o Cordeiro abrir o primeiro selo e ouvi um dos quatro Animais clamar com voz de trovão: Vem e vê!

2- Vi aparecer então um cavalo branco. O seu cavaleiro tinha um arco; foi-lhe dada uma coroa e ele partiu como vencedor para tornar a vencer.

3- Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo animal clamar: Vem e vê!

4- Partiu então outro cavalo, vermelho. Ao que o montava foi dado tirar a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.

5- Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem e vê! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão.

6- Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!

7- Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que clamava: Vem e vê!

8- E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras.

O único cavaleiro que recebe um nome é a Morte. Enquanto o segundo e o terceiro cavaleiro não possuem nomes tão explícitos, torna-se óbvio que representam a Guerra, em seu cavalo vermelho com a espada e a Fome, com o seu cavalo preto e as balanças. Assim temos 3 deles já. Mas quem seria o primeiro cavaleiro, o do cavalo branco?

Popularmente acreditasse que seja a pestilência, para formar a tríade favorita por mortes em massa na época: doenças, guerra e fome. Mas essa é uma crença errada. Algumas Bíblias, como a Bíblia de Jerusalém de fato trazem pestilência entre os cavaleiros, mas tomando o lugar de Morte. Mesmo nestas versões o primeiro cavaleiro permanece misterioso, mas apenas para aqueles que não se familiarizaram com a Bíblia. Vejamos agora se conseguimos adivinhar quem era.

Muitos afirmam com certeza, jurando por Deus - credo menino jurar por Deus é pecado - que obviamente de trata do anti-cristo. QUem faz isso está ainda mais errado do que os que colocam pestilência junto com Morte na listagem.

Apocalipse é a palavra grega para Revelação. O livro que fala sobre os cavaleiros tem esse nome por ser o livro onde o futuro se revela a João Batista. Popularmente apocalipse se tornou sinônimo de "fim do mundo", mas um termo não tem nada a ver com isso. Desta forma, os quatro cavaleiros do apocalipse não tem a ver com os cavaleiros do fim do mundo, os cavaleiros da destruição do mundo nem nada assim, são apenas os cavaleiros que João viu na revelação do futuro. Os cavaleiros não são maus, ou servos do demônio. Veja que João, o apóstolo, ao falar do anti-cristo, não fala dele como se fosse uma pessoa específica: 

"Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho". (1 João 2:22)

"Muitos sedutores têm saído pelo mundo afora, os quais não proclamam Jesus Cristo que se encarnou. Quem assim proclama é o sedutor e o Anticristo". (2 João 1:7)

"Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora". (1 João 2:18)

"todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo". (1 João 4:3)

Vemos claramente que Anti-Cristo era qualquer um que não acreditasse em Cristo, fosse contra seus mandamentos ou não apenas não acreditasse que ele não era a encarnação de Deus como também saísse pregando que Cristo era apenas um homem. João também deixa claro que o espírito do Anti-Cristo já estava no mundo, assim o cavaleiro Branco dificilmente seria ele. Mesmo quando o livro das revelações fala do diabo ele surge muito depois: 

"Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles." (Apocalipse 12:7-8)

O Livro das Revelações também fala de uma criança que deveria reger todas as nações pagãs com cetro de ferro, mas fala que essa criança foi arrebatada para junto de Deus ainda criança. Também temos citações dos falsos profetas, trabalhando para a mentira, mas eles não vem a cavalo nem nada assim, são apenas falsos profetas. Quem nos resta então como possível cavaleiro branco? Sabemos com certeza que "foi-lhe dada uma coroa e ele partiu como vencedor para tornar a vencer." Se ele iria tornar a vencer e era um vencedor, dificilmente ele seria algum dos personagens que irão perder a batalha no céu.

Vejamos então alguns fatos que podem nos esclarecer, no novo testamento lemos sobre alguém que diz: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada." (Mateus 10:34), essa mesma pessoa foi aquela que venceu ao vir para a terra para livrar o homem do pecado, e foi ele que profetizou que voltaria no futuro para vencer novamente. Se continuamos lendo o livro das revelações até o capítulo 19, versículos 10 a 13:

"Prostrei-me aos seus pés para adorá-lo, mas ele me diz: Não faças isso! Eu sou um servo, como tu e teus irmãos, possuidores do testemunho de Jesus. Adora a Deus. Porque o espírito profético não é outro que o testemunho de Jesus. Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e guerreia. Tem olhos flamejantes. Há em sua cabeça muitos diademas e traz escrito um nome que ninguém conhece, senão ele. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome é Verbo de Deus."

Resta ainda alguma dúvida a respeito da identidade do cavaleiro do branco? No versículo 16 há mais uma dica: "Ele traz escrito no manto e na coxa: Rei dos reis e Senhor dos senhores!"

O cavaleiro do cavalo branco se revela nenhum outro que não Jesus, o vencedor que saiu para vencer novamente! Aquele que veio trazer a espada e não a paz! Aquele que veio vencer o dragão!

1 ponto para quem falou Fome, Guerra, Morte e Conquista, 4 pontos para quem falou Jesus, Guerra, Fome, Morte!

 

- O que é, o que é... é muito antigo, uma das primeiras figuras da Bíblia, lá do Antigo Testamento. Conversava com Deus e tinha chifres na cabeça?

Tire 3 pontos de quem disse: "O diabo!"

Dê 1 ponto para quem disse: "Moisés!"

Na passagem original, quando Moisés fica face a face com Deus, ele deve cobrir o rosto, pois a experiência o deixou diferente. 

"Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas da lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante a sua conversa com o Senhor. E, tendo-o visto Aarão e todos os israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele. Mas ele os chamou, e Aarão com todos os chefes da assembléia voltaram para junto dele, e ele se entreteve com eles. Aproximaram-se, em seguida, todos os israelitas, a quem ele transmitiu as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai. Tendo Moisés acabado de falar, pôs um véu no seu rosto. Mas, entrando Moisés diante do Senhor para falar com ele, tirava o véu até sair. E, saindo, transmitia aos israelitas as ordens recebidas. Estes viam irradiar a pele de seu rosto; em seguida Moisés recolocava o véu no seu rosto até a próxima entrevista com o Senhor." (Êxodo 34:29-35)

Acontece que no hebraico original a palavra usada para descrever o que acontecia com a pele da face de Moisés é קָרַן ‎ qâran, ou seja "possuia chifres", quando traduziram este trecho para o latim mantiveram a idéia dos chifres: "et ignorabat quod cornuta esset facies sua". Com o tempo passaram esse trecho para rosto brilhante e resplandecente, ao invés de rosto com chifres. Agora imagine o porquê do véu. Acha mais fácil alguém querer esconder o rosto, ou assustar aqueles que o vêem porque o rosto brilha no escuro, ou porque nasceram chifres na cabeça?

 

Bônus: 

Depois que todos se divertiram e você viu quem fez mais pontos, brinde os convidados com esses dois memes cristãos, que são garantia de diversão:

Você Sabia ????

Que Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre " Pater Putativus ", ( ou seja: "Pai Suposto" ) abreviando em P.P.? Assim surgiu o hábito, nos países de colonização espanhola, de chamar os "José" de "Pepe".

Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história: Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedônia). Copas: Carlos Magno (França). Ouros: Júlio César (Roma). E finalmente o rei de Espadas: Rei David (Israel). Lembre-se disso a próxima vez que for jogar poker.