Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Os Três Reis Magos

Os Três Reis Magos

Reis MagosA visita dos três reis magos ao Deus menino é um dos quadros mais amados do evangelho. Pelo menos um dos mais amado por mim, tanto pelo simbolismo como pelos doces que meus pais colocavam na janela quanto eu ia dormi. Mas eu não estou sozinho, Shakespeare fez uma peça sobre essa noite, Tim Maia uma música e em alguns países ela é tão aguardada quanto a noite de natal.

A tradição deu a esses astrólogos os nomes de Gaspar, Belchior e Baltazar e os pintou como um branco, um negro e um moreno para representar os "três mundos" conhecidos: Europa, Ásia e África em um sinal da universalidade da igreja. Foi o primeiro caso de representatividade multiétnica da história do marketing.

Eles foram os primeiros não-judeus a honrar Jesus e com o perdão do trocadilho foram muito gentis. É verdade que sendo reis podiam ter dado abrigo a sagrada família ou pelo menos levado umas fraldas. Em vez disso deram incenso, ouro e mirra de presente. Bizarro, mas há um simbolismo. Ouro porque Jesus é rei. Incenso porque é sacerdote. E mirra, usada em embalsamentos, porque sua morte seria épica.

Uma coisa curiosa é que a estrela que guiou eles deu uma conveniente parada na casa de Herodes antes de levá-los ao presépio. Lá o infanticida pediu para que ao encontrar o menino votassem e lhe dessem notícias. Isso faz alguns cristãos acharem que a estrela de Belém estava sob controle do diabo em pessoa. Mas para o bem da história os magos tomaram um outro caminho.

Aqui está a mensagem final, eles tomaram um outro caminho. Não foram para Herodes nem viraram judeus, mas voltaram para suas casas. Talvez isso represente que, mesmo com um Deus único, cada um de nós tem sua própria jornada a percorrer. Gaspar, Belchior e Baltazar foram todos canonizados e seus supostos restos morais estão hoje na catedral de Kölner, Alemanha.

Ahh Mamãe, meus sapatos já estão aqui na janela do meu apartamento