Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa TerezinhaUma das definições de Nerd é alguém com intensos interesses intelectuais considerados inadequados para sua idade em detrimento de outras atividades mais populares. Com essa definição podemos dizer que Teresa de Lisieux é a grande representantes dos nerds entre os santos. Alguns se apaixonam por exatas outros por humanas, alguns por jogos, outros quadrinhos, e Teresa por Jesus. Com apenas dois anos disse que queria seguir a vida religiosa e aos quatorze escreveu ao Papa Leão XII para que mesmo tão jovem fosse aceita entre as Carmelitas. A permissão só veio anos depois quando então passou a assinar todas as suas cartas como "Teresa do Menino Jesus".

Não é só a clausura voluntária que faz dela uma nerd, mas o fato de aproveitar este tempo para desenvolver uma metodologia inovadora de santidade. Em vez do caminho de disciplina e rigidez da maior parte dos santos, Teresinha ensinou a "Pequena Via", um meio singelo e reto para a santidade que consiste simplesmente em se entregar completamente ao amor, para que ele nos conduza. Parece algo simples, mas não é. Ela escreveu extensivamente sobre isso em orações, poesias e tratados que a levaram a ser considerada uma Doutora da Igreja... mais caxias impossível. Se resta alguma dúvida veja o cosplay de Joana D'arc na foto abaixo. Trata-se de uma peça teatral (sim, um fanfic) que ela escreveu e encenou para suas irmãs em homenagem a donzela de Orléans.

Quando morreu, bem cedo aos 24 anos, prometeu que não ficaria ociosa no céu mas estaria sempre olhando por nós: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!". Dezessete anos depois veio a Primeira Guerra Mundial e ela começou a cumprir sua promessa. Talvez tenha batido um papo com São Jorge e decido que era hora de ação. Existem pelo menos quarenta relatos de aparições e atuações durante o conflito, em algumas delas portando uma cruz ou um sabre iluminado. Isso mesmo padawan, um sabre iluminado! Ela surgia não em sonhos mas no próprio campo de batalha, falando com os soldados, resolvendo dúvidas, ajudando a vencer os medos e tentações, reunindo famílias e salvando vidas. O mosteiro onde viveu tem hoje mais de duas mil cartas enviadas por soldados contando estas histórias bem como uma imensa coleção de condecorações, fotos, e, é claro, medalhinhas que seguraram balas de fuzil.

Bonus: Vivre d'amour é uma canção título de um álbum conceitual de poemas musicados de Santa Teresinha.