Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Santo Expedito

Santo Expedito

expeditoÉ fácil entender a popularidade de Santo Expedito no Brasil. Um povo que costuma deixar tudo para a última hora só poderia morrer de amores pelo santo das causas urgentes. O curioso é que sua lição de vida foi justamente o contrário disso: não devemos deixar as coisas importantes para depois.
 
Sua conversão foi tensa. Sendo legionário romano, para dizer sim para Jesus teria que dizer não para a tradição da sua família, a religião da sua pátria e o seu ganha pão como perseguidor de cristãos. Por isso vivia postergando a decisão do batismo. Mas um dia a força gravitacional de Cristo cresceu e seu coração atravessou o horizonte de eventos da fé. Ele não podia mais voltar atrás. Decidiu que havia chegado a hora e o que aconteceu a seguir ficou imortalizado na sua iconografia.
 
No momento de sua decisão, um corvo passou voando. Ele gralhava: CRAS! CRAS! Acontece que CRAS em latim significa 'Amanhã', a mesma raiz da palavra 'procrastinar'. Expedito entendeu isso como um "Deixe para Amanhã". Nesse momento ele agarrou o corvo no ar, jogou a ave no chão e pisou em cima. O vento batia em seus cabelos quando ele piscou para a câmera e disse com o Sol reluzindo em seus dentes: HODIE. Em latim, 'Hoje'.
 
A crueldade com o animal foi a última crueldade que praticou na vida. Deste momento em diante ele se abriu totalmente ao Espirito Santo e buscou imediatamente reparar todo o mau que havia feito para cada uma das famílias prejudicadas. Foi assim que se tornou o padroeiro daqueles que não podem esperar.
 
Curiosamente, Santo Expedito não se chamava Expedito. Seu nome real foi perdido, mas seu apelido é uma dessas deliciosas ironias que Deus escreve nas linhas tortas da história.
 
"Expedite" era o que estava escrito na caixa com as relíquias do santo que foi enviada para Paris no século XVII. As freiras francesas simplesmente não sabiam italiano. Expedite era apenas uma marcação dos correios de Roma. Significa 'Acelerar' e é usada nos envios expressos de cargas que precisam chegar o quanto antes.