Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Dom Bosco

São Dom Bosco

São Dom BoscoSão Dom Bosco foi um sonhador em todos os sentidos e muitos destes sonhos eram natureza premonitória. Estranhando que suas visões noturnas virassem realidade durante o dia ele começou a compartilhar os episódios com seu confessor. Ao sonhar ele via acontecimentos que se desdobrariam em sua vida privada e na de conhecidos. Não foram poucas as vezes em que previu, por exemplo, mortes em sua comunidade.

O papa Pio IX ordenou então que ele começasse a publicar tudo por escrito para o bem da comunidade. Esse registro deveria ser feito no seu seu sentido literal, não-interpretativo e de forma detalhada para toda a congregação. Logo os sonhos de Don Bosco passaram a ser uma espécie de previsão do tempo que todo mundo em Turim consultava. Tinha também sonhos proféticos sobre o futuro da Igreja e da humanidade. Sonhou com a unificação política da Itália, o Concílio Vaticano I e a globalização, mas também com a guerra da franco-prussiana, a guerra mundial, a construção de Brasília e outras catástrofes.

Sonhava também acordado. Tanto é que um anjo da guarda não bastou. Tinha também um cão semi-sobrenatural que o protegia dos perigos (veja abaixo). Mas acima de tudo era um sonhador no sentido idealista. Sonhava em fornecer educação as crianças, especialmente as pobres e em situação de risco. Após a separação entre Estado e Igreja da Itália unificada houve uma forte demanda por escolas católicas. Foi assim que ele deu origem aos Salesianos, uma ordem religiosa educadora e mariana que até hoje mantêm uma infinidade de colégios e serviços beneficentes ao redor do mundo.