Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Domingos

São Domingos

DomingosO catarismo era um movimento popular no século XII. Era uma mistura de cientologia com gnosticismo. Criam que toda carne era perversa, que o mundo material era diabólico e que portanto toda morte era boa. O problema é que os cátaros resistiam tanto as argumentações dos teólogos quanto a força bruta dos cruzados. São Domingos então pensou em outra estratégia: a humildade.

Ele largou tudo e passou a viver apenas do evangelho. Dormia na rua, andava descalço e comia o que encontrava. Mas estava sempre aberto a conversar. Como um vira-lata ganhando a simpatia do bairro, criou a ordem dos Dominicanos. Uma ordem de pregadores desapegados que mendigavam de cidade em cidade ensinando sobre Jesus.

Era um enorme contraste enorme com os clérigos opulentos e os poderosos templários da época. Sem levantar a voz nem a espada São Domingos fez deu aos franceses um renascimento espiritual em parte graças a uso do rosário por leigos, que os dominicanos ajudaram a popularizar.

Os biógrafos contam que a mãe de São Domingos teve um sonho quando grávida. Ela dava luz a um cachorro que carregava uma tocha e colocava fogo no mundo. A imagem foi usada como símbolo da ordem e ainda está em uso hoje. Alguns sugerem que o próprio nome da ordem vem de “Domini Canes” os Cães do Senhor. Infelizmente, a parte da tocha tornou-se uma amarga profecia quando após a morte do santo o papa pediu que os dominicanos liderassem a nada humilde Inquisição.