Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Januário

São Januário

São genaro

Usar religião para fazer um vulcão parar parece coisa ultrapassada, a não ser que você more do lado de um vulcão. Assim é com os moradores de Nápoles devotos de São Januário até hoje. Januáro, ou San Gennaro se você for da Mooca foi um importante bispo do século IV, mas os fatos mais curiosos sobre ele aconteceram depois de sua morte. No seu martírio ele foi decapitado e o cristãos da época conservaram sua cabeça em um austero busto de metal e seu sangue em ampolas de vidro, como era o costume fazer com os mártires. 

Duas destas ampolas sobreviveram e oferecem hoje o que é considerado um milagre periódico para os moradores de Nápoles. Todos os anos, durante a festa do santo, o sangue já seco e coagulado pelos séculos retorna a forma líquida. Ninguém sabe como isso é possível mas todo mundo fica muito feliz e aliviado quando isso acontece, porque sempre que ele não fica líquido algo horrível acontece. A lista de desastres inclui epidemias, erupções do Vesúvio e o começo da 2ª Guerra Mundial.

Cautelosa a Igreja nunca oficializou o milagre, mas o entende como uma manifestação da fé popular. Para os céticos entretanto trata-se de uma farsa. Cientistas conseguiram reproduzir o efeito com uma mistura de cloreto de ferro e carbonato de cálcio (como os magos egípcios reproduzindo os milagres de Moisés). Contudo testes espectroscópicos comprovaram que o material possui hemoglobina. Assim um artigo na revista Nature concluiu que a liquefação do sangue pode ser explicada pela tixotropia do conteúdo da ampola. Uma forma bonita de dizer que a liquefação do sangue pode ser explicada pela liquefação do sangue.

Sobre os desastres, no século XV quando o sangue permaneceu seco e duro o Vesúvio começou a entrar em atividade novamente. Então o rei de Nápoles e uma legião de peregrinos foram até a boca do vulcão carregando o busto e o crânio de São Januário para conter a lava. Coincidência ou milagre; funcionou.