Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Roque

São Roque

São RoqueSão Roque nasceu em família rica mas logo virou orfão, abriu mão da sua herança e saiu para viver o evangelho como pedinte. Acontece que não era só ele que estava fazendo um tour pela Europa, a peste negra também estava. Dedicou-se então a ajudar os doentes. Ao chegar em Toscana começou a trabalhar em um hospital e curava os enfermos simplesmente fazendo o sinal da cruz. Logo a epidemia terminou. O mesmo aconteceu em várias outras cidades como se a peste fugisse do santo. Um ...dia entretanto foi ele quem ficou doente. Para não ocupar um leito nem dar trabalho a ninguém se isolou em uma cabana na floresta.

Foi preparando-se para morrer que conheceu seu melhor amigo. Um cãozinho que primeiro lhe deu companhia e depois lhe salvou da fome trazendo pães. Ele passou a acreditar que o cão era um presente de Deus pois além de tudo ele lambia suas feridas e aos poucos ele foi melhorando da saúde. Curado São Roque retornou a civilização levando junto seu companheiro. Quando chegaram em sua cidade natal muitos dos que o haviam conhecido já estavam mortos e ele acabou preso. A cidade passava por uma guerra civil e ele foi confundido com um espião. Felizmente, com ajuda de seu cachorrinho, ele continuou sua missão entre os prisioneiros, pregando o evangelho e realizando curas entre os condenados.

Em agosto de 1327 São Roque foi encontrado morto em sua cela. O carcereiro, manco de nascença, ficou curado da perna só de tocar o corpo do santo para ver se estava morto ou dormindo. Esse foi o primeiro de uma série de milagres que lhe garantiram rapidamente a canonização. Seu cãozinho morreu logo depois. Uma última tradição conta que a caminho do Paraíso, seu mascote foi impedido de entrar no céu. Mas São Roque não poderia ficar sem seu amigo e suplicou a Deus. O cão foi libertado e deve ter ganhado uma auréola brilhante e um belo par de asas, mas mais do que isso ele abriu um precedente teológico. Desde então os cachorros das famílias católicas tem um lugar muito melhor para ir na aposentadoria do que aquela grande e distante fazenda no interior.