Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Magia do Caos Livros Caóticos Caos: Panfletos do Anarquismo Ontológico Notas do Tradutor de CAOS

Notas do Tradutor de CAOS

[1] O autor refere-se aos Hassasin ou Hassisin (“consumidores de haxixe”), membros de uma seita islâmica secreta que durante as Cruzadas emboscavam líderes cristãos. Eles agiam supostamente sob a influência de haxixe, dai seu nome. Ver página 12 (N.T)

[2] Corrente que pretende utilizar os espaços naturais de criação  artística. Para isso, fazem coisas como empilhar pedras, traçar imensas linhas de gesso em desertos, cavar tumbas etc. (N.E.)

[3] Tipo de maconha feita a partir dos brotos e das flores da cannabis e que apresenta 7,5% de THC, seu componente psicoativo. (N.E)

[4] Lendários amantes do mundo árabe. Ver o livro de Nizami Laila & Ma jnun – A Clássica História de Amor da Literatura Persa, Jorge Zahar Editor. (N.E)

[5] Nome que em Cuba se dá a Exu, um dos quatro orixás guerreiros da religião iorubá. (N.T)

[6] Um dos deuses mais cultuados do panteão hinduísta, invocado no início de qualquer atividade como aquele que retira obstáculos. (N.T)

[7] Conceito sufista, que significa benção , graça, a força vital de toda criação . (N.T)

[8] Ou H. Trismegisto, mitológico fundador do hermetismo, doutrina ligada ao gnosticismo, no Egito, no século I. (N.T)

[9] Império muçulmano na ´India (1526-1857), fortemente influenciado pela estética persa. O mais conhecido imperador mongol foi Akbar (1542-1605). (N.T)

[10] Festival de inverno celebrado pelos índios da costa noroeste dos EUA, com distribuição e troca de presentes, e eventual dissipação dos bens do anfitrião. (N.T)

[11] No hinduísmo, a forma da Mãe Divina em seu aspecto dissoluto e destruidor. (N.T)

[12] O mais importante dos símbolos de Shiva, que tem a forma de um falo, e representa o aspecto impessoal de Deus. (N.T)

[13] Nome da Realidade Suprema para o shaivismo da Caxemira; ou, no hinduísmo, um dos três deuses principais (ao lado de Vishnu e Brahma), representando Deus em sua forma destruidora. (N.T)

[14] Doce turco. (N.T)

[15] Sistema de distribuição  de música ambiente. (N.T)

[16] Membro dos grupos de trabalhadores ingleses que, no início da revolução industrial, revoltaram-se contra o desemprego causado pelo novo maquinário têxtil, procurando destruí-lo. (N.T)

[17] No budismo e no hinduísmo, um raio ou arma mítica, geralmente controlado pelo deus Indra (N.E)

[18] Na teoria desenvolvida por William Reich, orgônio é a energia vital, a energia a que é a fonte da vida. (N.E)

[19] Desde a Antigüidade, a salamandra tem sido reconhecida como a personificação do fogo, um animal que sobreviveria ileso no fogo. (N.E)

[20] Até ho je, um dos mais queridos e lidos poetas místicos da Pérsia (1320-1389)(N.T)

[21] Ou Li Pai, poeta chinês (701-762 a.C.) (N.T)

[22] Poeta santo cultuado tanto por muçulmanos quanto por hinduístas, viveu em Benares (1440-1518). (N.T)

[23] Termo alemão contemporâneo que, grosso modo, implica diferentes formas simultâneas de se apreciar algo, especialmente um obras de arte computacional ou uma instalação . (N.T)

[24] Líder religioso norte–americano, fundador do Templo da Ciência Islâmica em 1913, em Chicago. (N.T)