Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Miscelânia Textos Diversos maldições

O Grande Livro das Maldições

VOCEEEEEEEHá espaço para "maldições" no século XXI? Alguém ainda pragueja contra as pragas que lhe são lançadas? Seja como for, ninguém gosta de "ir tomar no cú." Uma maldição é exatamente isso, uma expressão de um desejo de má sorte, de desgraça, que recai sobre uma pessoa ou um grupo de pessoas. Um tipo de magia se assim quiser. Ela pode vir na forma de uma fórmula recitada ou mesmo de um desejo expresso, como um castigo esperando alguém que desafie uma proibição. Mas seria sensato afirmarmos hoje que maldições realmente existem?

Wade Davis em seu livro 'A Serpente e o Arco Iris', faz um trabalho intenso para mostrar como muitas maldições são o resultado sócio-cultural de uma educação que acredita basicamente que maldições são reais. O pesquisador inglês, Bruce Chatwin relatou um ocorrido onde um australiano, depois de receber uma maldição de mau-olhado, foi abandonado pela família, isso combinado a uma certa "hipocondria mental", que o fazia de fato acreditar amaldiçoado, fez com que morresse em poucas semanas, a sua morte apenas confirmou o poder da maldição para todos e o poder do feiticeiro para aqueles que duvidassem disso. Mas e se a família não largasse o rapaz no deserto sem casa nem comida? E se o rapaz não sucumbisse à crença que já que não importava o que fizesse ele fosse morrer e buscasse água, abrigo do sol e alimento? Nunca saberemos.

Grande parte das pessoas cultas de hoje em dia descartam maldições como simples crendices, mas não existem muitas pessoas cultas hoje e até algumas dessas pessoas acreditam que existem aqueles dias em que se levantaram com o pé errado da cama. A Ciência Moderna, como faz com tudo o que não entende, se contentou em dar um nome técnico ao fenômeno. É o chamado "Efeito Nocebo" que em contraste com o "Efeito Placebo" designa reações (ou respostas) danosas, prejudiciais, desagradáveis ou indesejadas em um indivíduo como resultado de uma crença, seja dela mesma ou de outra pessoa.

Agora, se você não acredite em maldições, ou caso acredite e tenha curiosidade, vamos estudar alguns acontecidos que farão o mais cético dos chatos pararem para pensar.

1- História das Maldições
2- O Homem de Gelo Maldito
3- O Túmulo Amaldiçoado
4- O Clube dos 27
5- O Telefone Assassino
6- O Casamento Maldito
7- A Música da Morte

por Rev. Obito