Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Miscelânia Textos Diversos Retrato do Machismo Bíblico

Retrato do Machismo Bíblico

 

Menina CristãÉ comum ao homem ocidental de hoje, sempre tão emancipado, olhar com horror as imagens da mídia que retratam a triste realidade das mulheres no Oriente e Médio. A mulher árabe com o véu cobrindo o rosto e o corpo é o símbolo de uma sociedade patriarcal, na qual à mulher só é reservada o papel de serva submissa ou moeda de troca.

O que não é tão comum é este mesmo homem tão progressista ao olhar para fora, se fazer de cego ao observar uma religião muito mais próxima que tem dito e feito o pior dos mundos para as mulheres desde sua institucionalização. O cristianismo hoje é ainda uma religião machista que desde seus primeiros anos tem controlado com punho de ferro e palavras enganadoras a posição feminina na igreja e na sociedade.

Apesar dos esforços de alguns teólogos, a imagem geral que o cristão tem de Deus, é a de um homem. Uma figura, paterna e autoritária que não pensa duas vezes antes de castigar seus filhos e mostrar que é macho. Isso se reflete nas comunidades cristãs, mesmo as mais liberais, pois é amplamente aceito que o homem é o cabeça do casal, e a boa mulher é a mulher obediente. Mesmo aquelas com coragem e determinação de tentar o sacerdócio, nunca, pelas próprias leis que regem a cristandade e com notáveis exceções na Igreja Anglicana, puderam realizar sacramentos importantes como o casamento, a comunhão e no caso católico a reconciliação.

A própria concepção de criação cristã é machista por excelência. A mulher é criada para atender as necessidades do homem e a partir de uma parte dele. A expulsão do paraíso só acontece porque Eva sucumbe a tentação da serpente a arrasta Adão consigo. O castigo de Adão foi ter que trabalhar para se sustentar e o da mulher, dar a luz aos filhos em meio as dores do parto. Felizmente inventamos a anestesia para resolver as dores do parto e a mulher resolveu entrar no mercado de trabalho, talvez um sinal de que os mitos bíblicos estejam valendo cada dia menos. Mas deixemos a própria Bíblia dar testemunho da opinião cristã sobre as mulheres:

Machismo na Bíblia:

 

''As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos''.
- I Pedro 3:1

 

 

''Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor''.
- Colossenses 3:18

 

''Deus disse à mulher: 'Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará'''.
- Gênesis 3:16

 

''Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas''.
- Levítico 12:2-8

 

''Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar, ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde. Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias''.
- Levítico 15:18-33

 

  

''Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar''. - I Pedro 3:7

 

''A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus''.
- I Coríntios 11:3

 

''O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem''.
- I Coríntios 11:9

 

''Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja ''.
- I Coríntios 14:33-35

 

''Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará''.
- Números 5:20-27

 

''Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte''.
- Deuteronômio 22:20-21

 

''É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa''.
- Provérbios 25:24

 

''Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações. Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta''.
- I Timóteo 5:5-6

 

''A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
- I Timóteo 2:11-13

 

''Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos''.
- Efésios 5:22-24

 

Como costumam dizer, as mulheres um dia ainda vão se orgulhar de não terem escrito nenhuma palavra da Bíblia. Pois diante desta pequena amostra torna-se quase cômico, ver um cristão falando mal de uma sociedade islâmica. Qual o avanço em poder usar maquiagem e andar com as pernas de fora, se você intrinsecamente ainda é vista como um objeto servil? É mesmo muito curioso que os homens do ocidente se façam de surdos quanto a tudo isso. Mas ainda é mais curioso que ainda existam mulheres sentadas caladas nos bancos das igrejas.

 

Morbitvs Vivivds