Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Bruxaria Textos Pagãos O Herbologista Marginal Panax ginseng: A Panacéia Universal

Panax ginseng: A Panacéia Universal

Panax GinsengNome científico: Panax ginseng

Um dos cálices sagrados da alquimia era a busca pela Panacéia, uma espécie de remédio universal que permitisse curar todos os males. Hoje sabemos que as doenças e enfermidades possuem muitas causas diferentes e portanto dificilmente existiria um remédio supremo como este. Entretanto descobriu-se também que uma mente sadia e um corpo equilibrado são fatores essenciais para manutenção da saúde e que muitas enfermidades possuem causas psico-somáticas. Sabendo disso a antiga medicina tradicional chinesa tem como uma de suas ervas fundamentais a chamada Panax ginsen, cuja raiz lembra o formato de um homúnculo, curiosamente muito semelhante a algumas descrições alquímicas do remédio universal.

Mas a aparência física com os relatos medievais é o menor dos motivos para seu consumo. O ginseng é considerado pelos chineses a milênios como uma espécie de fonte da juventude. Por centenas de gerações tem sido usado para combater os sintomas do envelhecimento, combater a fadiga e aumentar a vitalidade e resitência. É usado especialmente para recuperação ou prevenção dos males causados por um grande esforço físico e mental extraordinário e melhora a memória e o raciocínio. Estudos atuais comprovaram que o Panax ginseng de fato tem um efeito positivo no sistema imunológico e proporciona melhoras na circulação sanguínea, gerando, consequentemente, melhora generalizada na saúde e recuperação acelerada nas enfermidades. Seu cultivo é demorado e a raiz só atinge o ponto adequado para colheita depois de seis anos de cuidados, felizmente hoje ela é amplamente comercializada e facilmente adquirida.

Uso Mágico

Hoje podemos dispensar o laboratório alquímico uma vez que o esmerado trabalho de cultivo da raiz fica por conta dos produtores comerciais. Não há grandes segredos quanto a preparação da Panacéia Universal depois disso. Misture três gramas de Panax ginseng em pó em água mineral e ferva por 10 minutos. Despeje o líquido em um filtro de papel antes de beber.

O Herbologista Marginal

Conteúdo relacionado