Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Livros Satânicos Guia de Leitura da Bíblia Satânica Dedicatória da Bíblia Satânica

Dedicatória da Bíblia Satânica

 

PARA DIANE....

Até 1980 todas as impressões da Bíblia Satânica incluíam uma página de abertura com uma extensa lista de dedicatórias, contudo após esse ano tudo o que se lia ao abrir o livro negro era um simples "Para Diane." , referente a Diane Hegarty, primeira esposa de LaVey. Aparentemente, após ter se separado de Diane, LaVey instruiu a editora Avon Books que apagasse sua dedicatória. Evidentemente os editores interpretaram que todos os nomes deveriam ser retirados, exceto o de Diane!

Foi uma verdadeira perda pois nestas páginas haviam muitas dicas de conteúdo e referências que LaVey utilizou para escrever sua obra.

É essencial para entendermos a natureza da Bíblia Satânica que tenhamos acesso às vidas e trabalhos que moldaram e influenciaram os pensamentos e ações de seu autor. Desde 1969 Anton LaVey nos deixava uma boa pista deste tesouro escondido em todas as impressões da Bíblia Satânica, pois estas incluíam uma página de abertura com uma extensiva lista de dedicatórias.

Felizmente a essência deste material foi publicado novamente em 1997 no livro "Lords of the Left Hand Path” de Stephen E. Flowers que resgatamos neste primeiro anexo de nossa tradução para o português. Nesta lista aparecem 19 dedicatórias principais, e 20 outras menções honrosas, incluindo um animal, Togare, suas amantes e os Nove Desconhecidos.

Detalhar a influencia e importância de cada um destes nomes resultaria numa verdadeira enciclopédia, e talvez desestimularia o Satanista a visitar algumas bibliotecas e pesquisar por conta própria. Por este motivo vamos nos limitar a citar cada um do 39 homenageados e fazer uma breve descrição dos 19 principais:

Os 19 nomes principais são, segundo a ordem do autor:

 

As vinte menções honrosas são, na ordem em que LaVey as listou:

 


Howard Hughes
James Mood
Marcello Truzzi
Adrian Claude Frazier
Marilyn Monroe
Wesley Mather
Willian Lindsay Gresharn
Hugi Zacchinni
Jayne Mansfield
Frederick Goerner
C.Huntley
Nathaniel West
Horatio Alger
Robert E Howard
George Orwell
H.P Lovecraft
Tuesday Weld
H.G Wells
Sister Marie Koven
Harry Hounini
Togare
Os Nove Desconhecidos.


Esta pequena lista fornece valiosas pistas sobre a formação da filosofia e estilo de vida do satanismo proposto por LaVey.  Além destes poderíamos citar outras influencias implícitas, mas claramente identificáveis na Bíblia Satânica com o por exemplo: Ayn Rand, Gustav Jung, Sigmund Freud, Austin Osman Spare, Aleister Crowley, Alfred Kinsey, entre outros.

Que muitas das idéias de LaVey não são completamente originais é algo amplamente conhecido mesmo por quem conhece pouco sobre o Satanismo, e justamente por isto esta é uma acusação comum entre os detratores do trabalho do Papa Negro. Mas isso é algo que pode ser dito também de quaisquer outras pessoas que tenham criado uma religião. Seja Gautama Buddha e sua releitura do hinduismo ou Gerald Gardner e sua releitura do paganismo, todos aqueles que inauguraram um sistema serviram-se de idéias, descobertas e tradições anteriores.