Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Livros Satânicos A História do Satanismo

A História do Satanismo

Anton LaVey

"Você nunca deve perder a visão de quem e o que você é e que grande ameaça você pode ser em sua enorme existência. Nós estamos fazendo história agora, todos os dias."
- Falta de Perspectiva, O Sexto pecado satânico, Anton Szandor LaVey

Esta é um a obra sobre o desenvolvimento histórico do Satanismo como algo realmente vivido e praticado e não como mera história de horror cristão e especulações teológicas. Dedico-a à memória de meu irmão em Satã, Betopataca e agradeço as prodigiosas lembranças adentradas em anos do nobre Zarco Câmara, sem cuja ajuda este livro não seria o que é. Também agradeço os caros Pharzhuph, Obito, Malachi, Cognatus, Sergio Telhes e Elmer H. Bells.

Embora relativamente jovem comparada às demais expressões religiosas o Satanismo Moderno se dirige para sua quinta década e, em 2016, o completará seu primeiro meio século. O chamado Satanismo Tradicional possui uma suposta antiguidade, mas suas expressões atuais são inegavelmente recentes. Polêmicas a parte, conhecer o passado nos dará um senso histórico essencial, capaz de nos motivar para quaisquer caminhos que queiramos seguir. Este é o objetivo deste livro.

O livro é dividido em três partes:

A primeira contará como foi a formação do Satanismo da Church of Satan. Aqui minhas fontes foram os livros 'Church of Satan', de Blanche Barton, 'Church of Satan' de Michael Aquino e as biografias 'Devils’s Avenger' de Peter H. Gilmore e 'Secret Life of a Satanist' novamente de Blanche Barton. Também achei por bem incluir um texto de Lord Ahriman sobre a pré-história do Satanismo, suas influências históricas anteriores a 1966.

A segunda parte fala sobre a evolução do Satanismo após a decadência administrativa da Church of Satan nos anos 70 e as novas organizações e correntes satânicas que surgiram desde então. Com isso não estou dizendo que as concepções mais recentes de Satanismo sejam melhores ou mais evoluídas que as de LaVey. Apenas cito como nasceram alguns grupos e estilos mais recentes de Satanismo e faço uma interpretação do que trouxeram de novo.

A terceira parte é sobre o que Frater Asmodeus chamou de 'Satanismo da Terra Brasilis'. Traz a formação do Satanismo Nacional e o desenvolvimento de suas particularidades. Entendo que temos hoje algo de valor graças a alguns autores nacionais e a existência prévia de alguns grupos. Essa história vai do primeiro levante satânico que ocorreu no Rio de Janeiro nos anos 90 vai até pouco antes do apoio que o Templo de Satã recebeu da assim chamada, Escola Invisível em São Paulo no início do milênio. Para esta parte da obra usei de minhas próprias memórias e conversas com seus vários protagonistas, em especial o já citado irmão Zarco.

A versão original deste livro foi concluída em 2006 e era de circulação exclusiva do Templo de Satã. Quando começou a circular entre os membros e amigos, eu não fazia ideia do retorno que me traria. Como um verdadeiro incêndio na floresta o livro foi passando de mão em mão, logo para alguns amigos de fora e por fim para outros grupos. Recebi mensagens de vários locais do país me congratulando e querendo saber mais sobre as fontes.  O movimento satânico no Brasil é maior do que eu pensava. Os Satanistas são poucos sim, mas são mais do que se pensa e estão em lugares que poucas pessoas imaginam.

Foi por sugestão de um deles que coloquei este livro no Morte Súbita e inclui o Morte Súbita na história. Também deles veio a sugestão de incluir como anexos o 'Decretos Primeiro' e o 'Decreto Segundo' do Templo de Satã pois poderiam servir de referência para grupos futuros que possam surgir a partir daqui. De fato é um modelo interessante que deve ser conhecido seja para aperfeiçoar ou criticar. Entendo que a tecnologia de hoje substitui alguns pontos do 'Decreto Segundo' mas é a primeira vez que ele é disponibilizado ao público geral desde a fundação do Templo.

Hoje 'A História do Satanismo' é um livro mais completo e organizado, mas acaba abruptamente. Isso é proposital. Talvez assim esta obra possa transmitir melhor a principal lição que tem para passar. A lição de que a história não está terminada e de que alguém vai ter que protagonizar o próximo capítulo. Talvez seja você.

Morbitvs Vividvs 

Anno Satanas XLVIII

Índice

 

Parte I. A Deflagração de Anton LaVey

 

Parte II. A Ascensão do Tradicional

 

Parte III. Satanismo da Terra Brasilis

 
Anexos:

Morbitvs Vividvs