Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Livros Satânicos Satanismo Tradicional, Nacional Socialismo e o Aeon Faustiano Satanismo Tradicional ou Moderno - Como diferenciar

Satanismo Tradicional ou Moderno - Como diferenciar

Muitas pessoas misturam indiscriminadamente textos sobre Satanismo Tradicional com textos sobre Satanismo Moderno, pensando que se tratam de coisas idênticas, com iguais ensinamentos e objectivos. Ora as coisas não são assim tão lineares. O Satanismo Moderno, ou Laveyano como é por vezes chamado, baseia-se na idéia de que todos os deuses e diabos publicitados pelas maiores religiões não passam de criações do homem, e que em última análise o único Deus e o único Diabo são o próprio Homem. O Satanismo Moderno aproxima-se portanto do Ateísmo ou do Humanismo, exaltando o Homem como um Ser natural que não se deve submeter à vontade de entidades exteriores a si, e que não ignora os seus instintos ou impulsos naturais: sejam eles de ordem sexual, física, emocional ou mental. No entanto, uma das características deste tipo de Satanismo que salta mais à vista é a elevação do "Eu" ao estatuto de Deus, mesmo quando por vezes a pessoa não passa de um escravo do seu orgulho e dos seus instintos animais. Assim, não é raro ouvir uma qualquer pessoa que se diz Satanista a auto-intitular-se Deus e Perfeito, mesmo quando nunca fez algo que pudesse provar a sua proclamada supremacia intelectual ou física.


Aqui reside uma grande diferença face ao Satanismo Tradicional. Enquanto no Satanismo Moderno o homem se auto-intitula Deus e "pertencente à elite satanista", frequentemente sem o ter dado a demonstrar, no Satanismo Tradicional o Homem faz-se Deus pondo à prova a sua resistência física, a sua inteligência, a sua astúcia, e a sua força emocional. O Caminho Satânico Tradicional é portanto um caminho difícil e verdadeiramente Elitista, destinado aos Homens que conseguiram provar a sua Supremacia intelectual e física, e não a uma qualquer pessoa devorada pelo seu Ego inchado.

E depois há a seguinte questão: qual é o objectivo maior do Homem Satanista (Moderno), comparado com o maior objectivo do Homem Satânico (Tradicional)? Também aqui há diferenças, e grandes.

Enquanto o maior objectivo do Satanista é a satisfação do seu ego e dos seus desejos por vezes caprichosos ou arbitrários, o maior objectivo do Satânico situa-se muito além dos limites do seu ego. Aliás, um dos traços mais marcantes do Caminho Satânico (Tradicional, portanto) é precisamente a *anulação do Ego*, para que se possa trazer à Terra as forças sinistras e caóticas que se situam para além das noções causais de "bem" e "mal", normalmente chamadas de Deuses Obscuros, que estão normalmente associadas a um dos 7 Aeons reconhecidos pela Tradição Sinistra Satânica. Eu irei falar mais detalhadamente sobre este assunto nos próximos capítulos.

Satanismo Tradicional, Nacional-Socialismo, e o Aeon Faustiano. Alektryon Christophoros