Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Textos Satânicos Bjarne S. Pedersen, Neo-Luciferian Church

Bjarne S. Pedersen, Neo-Luciferian Church

luciferianismoA Neo-Luciferian Church é uma Igreja Gnóstica que combina o Gnosticismo Luciferiano tradicional com o pensamento moderno. A NLC mantém um sistema de iniciação combinado entre aulas expositivas, palestras, conferências e ordenações eclesiásticas.
“Lúcifer é a Divindade da Beleza e da Iluminação. Ele é o símbolo da busca pela Sabedoria e da luta contra a tirania e a opressão. Na Neo-Luciferian Church nós cultivamos educação e liberdade. É nosso objetivo explícito tornar nossos membros livres, fortes e sábios”.

Bjarne S. Pedersen, expoente máximo da NLC, nos concedeu uma breve entrevista para que possamos conhecer outra abordagem do Gnosticismo Luciferiano.

O que é a Neo-Luciferian Church?
 
A Neo-Luciferian Church é um grupo inspirado pelo ocultismo dos séculos XVIII, XIX e XX, principalmente por magistas Franceses, Italianos, Alemães, Nórdicos e Ingleses. Também somos inspirados pela filosofia e pela história modernas e acadêmicas, é claro. Adicione uma pitada de Voodoo a tudo isso e será a melhor descrição sobre quem somos.

Nós temos uma visão crítica explícita de doutrinas relacionadas à moralidade e então buscamos exterminar o que nós consideramos "perturbações" no trabalho de extrair poderes mágicos das crenças. Ocultismo não é sobre política (inclusive pontos de vista morais), mas sobre o estudo das forças ocultas, criativas em natureza.

Quando isso é dito, eu penso que é importante se lembrar que a Neo-Luciferian Church é composta de indivíduos que estão lá e que contatam o sensorium espiritual. Isso significa que dogmas centrais não existem: só há diretrizes. A Igreja é um “todo junto” de força dinâmica. Uma experiência compartilhada de pessoas que querem trabalhar com estas forças criativas e dinâmicas que nós experimentamos.

A NLC trabalha de um modo semi-iniciatório e foca na transmissão das Sucessões Apostólicas na vida espiritual de seus membros, enfatizando a importância de uma caixa de ferramentas multifacetada. Não na convicção de que a mera transmissão traz poderes em si mesma (a alguns traz), mas bastante na experiência, essa abertura de muitos portais contribui freqüentemente ao sucesso do buscador individual.

Nós não somos uma organização aberta a membros que se inscrevem e que pagam uma taxa mensal, somos uma Igreja que se foca nas pessoas que convidamos. Todo mundo pode escrever e solicitar admissão, mas as ordenações não ocorrem sem antes conhecermos o candidato intimamente. Todos os membros contribuem com suas próprias habilidades especiais e nós nunca trabalhamos com pessoas que estão em desarmonia com as energias centrais dentro da Igreja. Nossa meta não é nos tornarmos uma Igreja com milhares de membros, isso seria um símbolo de fracasso. Este trabalho é um trabalho para relativamente poucas pessoas e é como nós gostamos que ele seja.

O que é o Gnosticismo Luciferiano para a Neo-Luciferian Church?

Gnosticismo Luciferiano é uma experiência complicada - e muito pessoal. Não há doutrinas que o explicam profundamente. Você precisa ser um cético desde o começo, contudo ainda aceitar certas teorias que você quer investigar. Freqüentemente o primeiro passo é sair do medo culturalmente fundado que algumas pessoas têm de termos como "forças diabólicas" ou "obscuras”, e então descobrir que essas forças – que podem parecer assustadoras no princípio – são de fato uma fonte de poder muito potente e criativa. Certamente, se for aplicada do modo errado, pode ser prejudicial, da mesma maneira que a eletricidade, por exemplo.
Eu não acho que essa energia está preocupada com moralidade ou como você vive a sua vida. Entre aqueles que aprenderam a ver além das ilusões alguns se beneficiarão e outros ficaram amedrontados. Eu acho que essa é a natureza desse trabalho.

Como é a relação entre o Gnosticismo Luciferiano e a “doutrina” aprendida dentro de Ordens como o Monastério dos Sete Raios e Ordo Templi Orientis Antiqua?

O Monastério dos Sete Raios e a Ordo Templi Orientis Antiqua são organizações independentes da Neo-Luciferian Church, administradas habilmente por pessoas que escolheram estas Ordens como o Caminho delas. Eu tenho grande respeito por estas pessoas, mas não há nenhuma relação oficial entre nós, e eu não sou delas. Eles têm os próprios trabalhos deles - muito importante - para fazer, da mesma maneira que nós temos os nossos. No fim, penso eu que nós quase estamos trabalhando entre si em harmonia. Nós só chegamos à Gnosis por ângulos diferentes.

Qual foi a importância de Michael Bertiaux na fundação da Neo-Luciferian Church?

Para mim não é apropriado discutir o trabalho do Docteur Bertiaux aqui. Baste dizer que o trabalho mágico dele não deveria ser subestimado, e que ele é certamente um homem que eu respeito muito. Oficialmente ele é a Cabeça Espiritual da Igreja, no plano físico.

Os trabalhos estão conectados?
 
Muitíssimo, e não no menos! Se você estiver observando de um ângulo histórico, acadêmico, não há nenhuma conexão, mas esta é uma aproximação muito limitada à pergunta. É sobre a corrente mágica e as respostas não serão achadas em livros de ensino na história de movimentos ocultos modernos. Dr. Bertiaux transmite uma corrente que foi passada a ele e em voltas ele passou isto para outros. Não ser clones ou imitações do trabalho dele (pelo contrário), mas ser inspirado por e usar a força mágica criativa que ele emana.

Há muitos conceitos errôneos sobre o Caminho da Luz. Quem (ou Que) é Lúcifer para você?
 
Para mim, Lúcifer é uma entidade viva com aparência multifacetada. Há tantas facetas na vida e também no mundo espiritual. Em toda a sua vida você assume papéis diferentes, cada um deles com a própria validade na situação. Alguns chamaram a experiência central do ocultismo por "o Caminho do Camaleão". O perfeito magista veste a perfeita camuflagem, ele não é reconhecido como um indivíduo vestindo uma cartola e uma varinha estranha se exibindo num mercado... O perfeito magista se move sem ser visto e evita a fricção. Esse é o modo mais fácil de obter resultados duradouros em magick e na própria vida.

O que poderia caracterizar o Caminho da Luz?

Antes de tudo eu direi que há muitas pessoas que acreditam estarem no Caminho de Luz, mas não estão totalmente nele ou estão num caminho totalmente contrário.

A Escuridão vem da educação de repressão e da censura, da falsificação de informação e de pontos de vista estreitos como “nós estamos certos e vocês não estão”. Tais tendências são facilmente vistas nas então chamadas “grandes religiões” do mundo, seja nos fanáticos do Afeganistão ou do Vaticano... Basicamente não há diferença. O triste é que este mesmo elemento está começando a aparecer dentro de organizações denominadas ocultas que estão tentando patentear a verdade e falsificar a história para ganhar dinheiro e contar para todo o mundo que agora elas são "a verdadeira ordem". Isso é coisa de estelionatários somente. Magick não é restringida a organizações.

O único ponto de vista que nós enfatizamos é que você nunca deveria acreditar que seu próprio ponto de vista é o único ponto de vista válido, e que seu senso de "certo" e "errado" é restringido a sua vida somente, e isso necessariamente não constitui a verdade dos outros. Pelo contrário, há uma boa chance que sua visão subjetiva da vida seja válida somente para você.

Alguns indivíduos pensam que o Caminho é formado por excessos, crimes, desvios e práticas mórbidas. O que você diria para essas pessoas?

Tudo que eu posso dizer para estes indivíduos é: cuidem de suas vidas e saiam do meu caminho! Nós não somos um reformatório. Eu vi muito destes tipos durante os anos, e eu penso que todas as organizações que trabalham com práticas mágicas (de uma forma ou de outra) às vezes atraem pessoas desequilibradas que necessitam desesperadamente de ajuda de profissionais.

Você acha que estamos vivendo uma Kali-Yuga? Como a Neo-Luciferian Church trabalha nessa Era de Ferro?

Não – tais idéias são deixadas para cada buscador. Pessoalmente eu penso que estamos re-vivendo as coisas como elas sempre foram, temos somente novas considerações e novas teorias do que há mil anos, por exemplo.

Pessoas muito religiosas sempre acreditaram que estávamos vivendo nos últimos dias e que nossa civilização agora constitui algo único e superior do que as civilizações passadas. Essa é uma maneira muito comum – e muito arrogante – de se enxergar o mundo.

Existem necessidades básicas para a vida humana: segurança, alimentação, abrigo, estímulos (intelectuais, diversão, estímulos sexuais), reprodução e por aí.

Embora nossos hábitos tenham mudado muito desde a idade de pedra, os fundamentos da vida não mudaram tanto. Nós ainda precisamos nos manter secos na chuva e ter comida em nossos estômagos.
 
Qual é a importância das ordenações eclesiásticas na Neo-Luciferian Church?

As ordenações eclesiásticas são o âmago da Neo-Luciferian Church e elas formam a ligação com o passado e abrem novos portais para o mundo mágico no presente. Estas ordenações não deveriam ser subestimadas. Elas transmitem força “dentro” do indivíduo e cabe a ele despertar tais forças e usá-las para criar resultados com sucesso. Isso nem sempre é fácil, pois o mundo espiritual tem um grande senso de humor e ele gosta de puxar sua perna. Utilizar estas forças corretamente exige treinamento, mas o mero processo em si mesmo pode ser muito inspirador.

ENTREVISTA, TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO POR PHARZHUPH, LUCIFER LUCIFERAX IV