Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sinfonias Música e Ocultismo Os 100 álbuns satânicos mais importantes da história De Mysteriis Dom Sathanas, Mayhem

De Mysteriis Dom Sathanas, Mayhem

domsathanas.jpgQuando o vocalista da sua banda comete suicídio talvez este seja um indício de que as coisas não estejam indo bem. Quando isso aconteceu com a banda Mayhem nos anos 1990, o guitarrista Necrobutcher, abandonou o barco, mas todos os outros integrantes resolveram ignorar este aviso. Mais do que isso, colocaram no lugar Varg Vikernes, envolvido com uma série de incêndios criminosos em igrejas. O clima nas gravações era tão pesado que em agosto de 1993 o baixista matou o guitarrista com duas facadas na cabeça, cinco no pescoço e dezesseis no resto do corpo. Mesmo alegando legítima defesa, Varg Vikernes foi preso em seguida e 'De Mysteriis Dom Sathanas 'tornou-se' o único álbum da história da música onde assassino e assassinado tocam juntos.


Independente das tragédias envolvidas no seu nascimento, 'De Mysteriis Dom Sathanas', que significa literalmente, 'Os Mistérios do Senhor Satanás" é clamado hoje como a grande obra prima do Black Metal. Sua musicalidade tenebrosa, sua estética satânica e suas letras compostas por um suicida são freqüentemente considerados fontes de inspiração para diversos outros grupos grandiosos posteriores como Behemoth, Vader, Enslaved e Cradle of Filth.

Deve entretanto ficar sumamente claro, que o satanismo proposto por esta obra é completamente distindo do satanismo filosófico moderno, mas guarda com ele uma raiz comum, de aceitaçao e expressão da natureza trevosa e/ou depressiva do ser humano. Embora historicamente exista uma dívida Norueguesa com a Califórnia, pois foi a Church of Satan que estabeleceu a deflagração satânica nos anos 1960, todos os membros do inner circle norueguês são enfáticos em dizer que nada têm haver com seus irmãos mais velhos da América.

Para o chamado Satanismo Tradicional, a via tenebrae deve ser algo inerentemente proibido, mal e secreto. Algo que as pessoas vulgares não tenham nem coragem nem acesso de participar.  Nas palavras irônicas de Count Grishnack: "Na América você abre uma lista telefônica e pode ler: Igreja de Deus, igreja de Jesus, Igreja de Satã. Você liga e uma mulher responde: "Igreja de Satã, posso ajudá-lo?" E você então para e pensa: isso não pode ser satanismo. O mistério foi arruinado."

Na busca para retomar este lado oculto e tenebroso, os satanistas tradicionais do Mayhem propõem outra via de exploração. Seu equivalente na literatura são as obras da Order of Nine Angles, que desdobrou o satanismo em ângulos que a própria Igreja de Satã não conseguiu acompanhar, e tornou-se a grande tocha do satanismo no final dos anos 90 e começo do século XXI. O modo de vida dos satanistas vanguardistas pode soar tão estranho para um satanista moderno quanto a música de De Mysteriis Dom Sathanas soa estranha para alguém que vem de um cenário de Heavy Metal tradicional. Seja na música ou nas práticas severas da ordem a mensagem é a mesma: as vezes o auto-aperfeiçoamento humano exige que se abandone a humanidade. Novamente nas palavras de Vikernes:

"Pessoas pensam em satanismo como outra palavra para individualismo. Eu não quero ser comparado com estas pessoas. Eu realmente não gosto de cristãos, o que faz de mim uma espécie de satanista, mas eu prefiro ser chamado de Demonolatra quando falo com outras pessoas. Eu nao gosto da palavra satanista porque hoje temos uma imensidão de bandas estúpidas fazendo desta uma palavra estúpida. Bandas como Bathory e Venom. Eu gosto destas bandas, mas elas fazem pouco do Satanismo, todas estas bandas como Slayer que dizem ser satânicos mas se portam como idiotas hard-core. Nós somos aquilo que Venom e Bathory apenas dizem ser. Nós acreditamos no que eles fingem acreditar."

De Mysteriis Dom Sathanas


Welcome!

To the elder ruins again
The wind whispers beside the deep forest
Darkness will show us the way

The sky has darkened thirteen as
We are collected woeful around a book
Made of human flesh
Heic Noenum Pax
Here is no peace
De Grandae Vus Antiquus Mulum Tristis
Arcanas Mysteria Scriptum

The books blood written pages open
Invoco Crentus Domini De Daemonium
We follow with our white eyes
The ceremonial proceeding

Rex Sacriticulus Mortifer
In the circle of stone coffins
We are standing with our black robes on
Holding the bowl with unholy water

Heic Noenum Pax
Bring us the goat
Psychomantum Et Precr Exito Annos Major
Ferus Netandus Sacerdos Magus

Mortem Animalium

Tradução de De Mysteriis Dom Sathanas

Bem Vindo!
Às velhas ruinas novamente
O vento sopra na profunda floresta
A escuridão nos mostrara o caminho "Aqui não há paz"
Aqui não há paz
O céu tinha escurecido treze vezes
Nós tinhamos coletamos angustias em volta de um livro
Feito de carne humana
"De grandaevus antiquus mulum tristis"
Misterio da escritura arcana
O livro escrito com sangue esta com as paginas abertas
Invoco o imperio do demonio
Nós seguimos com nossos insignificantes olhos
A cerimonia procede-se
"Aqui não há paz" Traga nos o bode
Guie o sacrificio mortifero
No circulo dos caixões de pedra
Nós estamos posicionados com nossas capas pretas
Segurando o vaso com a agua profana
"Psychomantum et prec'r exito annos major"
"Ferus netandus sacerdos magus. Mortem animalium"

Nº 10 - Os 100 álbuns satânicos mais importantes de todos os tempos