Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sinfonias Música e Ocultismo Os 100 álbuns satânicos mais importantes da história Tommy, The Who

Tommy, The Who

Tommy - The WhoO conceito chave do caminho da mão esquerda é a negação da metafísica e o mergulho profundo no seu próprio Eu. Como Lord Ahriman disse em Satanomicon: “Entrar em sinestesia com Baphomet significa dar plena expressão ao Self, adquirir o estado de consciência cósmica, tornar-se o seu próprio deus, que é o que o facho na cabeça de bode do símbolo de Baphomet representa."  No seu estilo direto-ao-ponto  LaVey em suas Declações Satanicas diz a mesma coisa: "Satã representa existência vital, em vez de sonhos espirituais!". Em filosofia este conceito se chama Imanentismo e foi estudado por pensadores como Spinoza, Kant e Nietzsche, mas foi The Who que em 1969 expôs o conceito para o grande público com sua primeira ópera rock.

Tanto o filme como o disco contam a história do despertar de um messias materialista, Tommy que possui muitos correlatos com a história de Hórus da cosmovisão Thelemica. Seu pai que parece morrer logo no início da trama é o retrato de Osiris (Ou Cristo) que  retorna dos mortos para flagrar sua esposa (Isis ou a Humanidade) nos braços de um amante (Seth ou o Diabo), que o mata definitivamente. Tommy ainda criança testemunha o crime e entra numa espécie de autismo negando toda a realidade ao seu redor. Mas há algo que ele nunca poderá negar: Ele mesmo. Por isso o espelho (Seu Ego ou Chorozon) passa a ser seu companheiro fixo a partir de então.

Neste momento da narrativa Tommy é a representação perfeita de alguém preso aos dogmas metafísicos e transcendentais das religiões convencionais, negando por completo o mundo a sua volta mas nunca podendo fugir de si mesmo. Roger Daltrey a esta altura nos convida: "A Doença sem dúvida leva a Mente onde a Mente geralmente não vai. Venha nesta viagem estupenda e aprenda tudo o que você precisa saber."

Tommy passa a ser explorado por uma série de pessoas exatamente como são os tolos que presos nos dogmas religiosos que não conseguem defender a si mesmos. Ele apanha do primo Kevin e é abusado pelo tio Earnie. Ele perde tempo nas drogas e perde tempo na igreja. O único momento em que Tommy está feliz é quando está sozinho jogando Pinball. Ele só se realiza quando volta a atenção para algo que ele gosta e está destinado, ou como diria Crowley quando realiza sua Verdadeira Vontade.

Seguindo a lógica do despertar Satânico ele então se atira com todas as forças no espelho. E ao mergulhar no Ego acontece o que os satanistas chama de Alquimia Negra; Tommy passa a ser o messias mundano com a força de um Zaratustra, a sabedoria de Budha e o carisma de Jesus Cristo. Ele tenta explicar a todos como a realidade é uma sensação, como todos podem ser livres realizando a Verdadeira Vontade e como todos devem mesmo negar tudo senão eles mesmos para atingirem a iluminação.

Mas o despertar não é para as massas e logo as palavras de Tommy são institucionalizadas, uma igreja é formada e a essência se perde. O povo não pode aceitar porque o povo não quer ser livre. Se você não é como o povo, precisa ouvir este disco e precisa ver este filme.

I'm Free


I'M FREE-I'm free,
And freedom tastes of reality
I'm free-I'm free,
And I'm waiting for you to follow me.

If I told you what it takes
To reach the highest high
You'd laugh and say 'nothing's that simple'
But you've been told many times before
Messiahs pointed to the door
And no one had the guts
to leave the temple!

I'm free-I'm free
And freedom tastes of reality
I'm free-I'm free
And I'm waiting for you
to follow me.

Chorus:

How can we follow?
How can we follow?



Tradução de I'm Free
(Sou Livre)

Sou livre, sou livre
E liberdade tem sabor de realidade
Sou livre, sou livre
E estou esperando que você venha me seguir

Se eu lhe contasse tudo que é preciso
Para alcançar o ponto mais alto
Você iria rir e dizer que 'não pode ser tão simples'
Mas já lhe foi dito muitas vezes
Messias apontaram para a porta
E ninguém teve coragem
para deixar o templo!

Sou livre, sou livre
E liberdade tem sabor de realidade
Sou livre, sou livre
E estou esperando
que você venha me seguir

Coro:

Como podemos seguir?
Como podemos seguir?




Nº 51 - Os 100 álbuns satânicos mais importantes da história