Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sinfonias Música e Ocultismo O Que Aprendi Ouvindo Metal O Que Aprendi Ouvindo Metal - Antichrist Superstar

O Que Aprendi Ouvindo Metal - Antichrist Superstar

AntichristO álbum Antichrist Superstar foi o ápice da carreira da banda americana Marilyn Manson. É um álbum delicadamente trabalhado por Manson e Trent Reznor (NIN) que foi o produtor do álbum na época. A ideia desse álbum era a transformação de Manson, de um garoto cristão rejeitado pela sociedade ao futuro ódio da America. Sim, ele fez um álbum para si mesmo, sobre o que era, o que viu e o que aspirava ser. E o que conseguiu.

Ele dividiu o álbum em três partes: O Hierofante, a Inauguração do Verme e a Ascensão do Desintegrador. 

A proposta do Álbum era derrubar as bases do Cristianismo. Ele apontava as falhas da idolatria ao capital, o abuso de poder, a fraqueza humana perante ao sistema sujo politico. Era um álbum que foi claramente inspirado na ideia de super homem de Nietzsche, nele Manson reencontrava a sujeira da America, simbolizada no Hierofante. Sua infância desastrosa e sua verdadeira vontade de ser um Rockstar - a Inauguração do Verme - e o atingimento disso, a conquista da Fama e o Poder de Destruir o Cristianismo na mente da população -  A Ascensão do Desintegrador. 

O álbum foi categorizado  no "1001 álbuns que você precisa escutar antes de morrer" um livro lançado em 2006, feito por 90 jornalistas e críticos musicais do mundo todo. 

Qual é a música:

You built me up with your wishing hell
I didn't have to sell you
You threw our money in the pissing well
You do just what they tell you

Repent. That's what I'm talking about
I shed the skin to feed the fake
Repent. That's what I'm talking about
Whose mistake am I anyway?

Cut the head off
Grows back hard
I am the hydra
Now you'll see our star

Prick your finger it is done
The moon has now eclipsed the sun
The angel has spread his wings
The time has come for better things 

Repent. That's what he's talking about
I shed the skin to feed the fake
Repent. That's what he's talking about
Whose mistake am I anyway?

Cut the head off
Grows back hard
I am the hydra
Now you'll see our star

The time has come it is quite clear
Our antichrist is almost here 

Cut the head off
Grows back hard
I am the hydra
Now you'll see our star


----------------------
Você me fez, com seu desejo infernal
Eu não preciso vende-Lo
Você joga seu dinheiro na privada
Você é apenas o que dizem para você

Arrependimento, é sobre isto que falo
Eu troco de pele para alimentar a Mentira
Arrependimento, é sobre isto que falo
Será que de qualquer jeito serei o errado?

Cortem a cabeça
Cresce outra mais forte
Eu sou a Hidra
Agora veja sua Estrela

Fure o dedo e está feito
A Lua agora eclipsa o Sol
O anjo abre suas asas
Chegou a hora da amargura

Arrependimento, é sobre isto que falo
Eu troco de pele para alimentar a Mentira
Arrependimento, é sobre isto que falo
Será que de qualquer jeito serei o errado?

Cortem a cabeça
Cresce outra mais forte
Eu sou a Hidra
Agora veja sua Estrela

A hora é agora, está tudo claro
O nosso Anticristo está quase aqui

O que eu aprendi com ela:
Shock

"É hora do mundo deles ser destruído. É hora para uma nova era, a Era de Horus. É hora para um novo padrão, uma nova tela, e um novo artista. Devemos esquecer essa geração desgastada e vamos amputá-la antes que a mente apodreça. Pinte, grave, escreva antes que eles te matem lentamente com sua estupidez venenosa. Se faça ouvir.

A Internet é o seu dedo do meio para o universo, não os deixem quebrar isso. Foda-se o mundo deles. Vamos fazer o nosso."

-A terceira e última Besta, Marilyn Manson


Muito mais que rasgar bíblia no palco ou fazer discursos contra a ditadura da beleza, essa música sempre tinha uma performance especial. Ele usava um palanque a agindo como um politico louco, começava a música. Tudo isso tinha uma razão - os EUA tem a mania de idolatrar políticos, e essa música era contra todo tipo de Deus, inclusive os políticos. 

Nos primeiros trechos, vemos um desafio a Deus - "Você me fez com seu desejo infernal/Eu não preciso vende-Lo" - a ideia é questionar a existência e o porque Deus precisa de proselitismo, já no segundo trecho ele desafia os fiéis descarregando sobre eles, as perguntas de porque eles precisam dessa ideia, quando a unica coisa que realmente fazem é desperdício de dinheiro e destruição da própria individualidade - "Você joga seu dinheiro na privada/Você é apenas o que dizem para você". 

O pré refrão começa gritando a palavra "arrependimento". É uma busca de questionar valores, o porque e para que se faz isso. Mas ao mesmo tempo que busca abrir a cabeça dos fiéis ele percebe que é em vão, já que de qualquer jeito sairá como o errado. Já o começa sobre um desafio as ameaças de morte que ele recebia na época "Cortem a cabeça fora/Crescerá uma mais forte/Eu sou a Hidra", aonde ele identificando a si mesmo como a Hidra, percebe que é invencível. Superficialmente, percebemos que ele estava falando de si, porém analisando, percebemos que no fundo ele estava falando sobre a ideia do Anticristianismo. A ideologia é eterna, invencível e cresce cada vez mais, como um câncer no corpo Cristo. 

Quando ele diz, "Fure o dedo e está feito", ele está se referindo aos contratos, os pactos com Diabo da Idade Média, aonde o pactuado fura o dedo e assina em sangue seu contrato com o Diabo. "A Lua agora eclipsa com o Sol/O anjo abre as suas asas/Chegou a hora da amargura".

A seguir na música faz a referencia ao apocalipse, através do Anjo que abre suas asas e anuncia o apocalipse. O CD foi lançado em 1996, que era cercado de mitos apocalípticos (igual 2000, 2001 e 2013, por acaso). Na bíblia está escrito;

"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo" -Apocalipse 1:1

"Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." -
Apocalipse 1:9-18

Esse é o anjo que Manson se referiu na música, o anjo que anuncia a vinda do apocalipse. A hora da amargura. 

"A hora é agora, está tudo claro/O nosso Anticristo está quase aqui"- O Anticristo anunciado não era somente o próprio Manson. Era a revolta popular. Era as pessoas se revoltando e tomando consciência da própria vida. Ninguem mais queria fazer parte do corpo de deus. Ninguem mais queria cometer o canibalismo simbólico de beber o vinho e comer a hóstia, representando o sangue e o corpo de cristo. Agora cada homem busca a própria individualidade.

Eae pessoal do pagode, conseguem em uma mesma música, desafiar a ideia de deus, gerar questões nas cabeças dos fiéis, mesclar metal á bíblica e anunciar a vinda do Anticristo?

Rev. Obito