Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sociedades Secretas & Conspirações Maçonaria Dicionário Secreto da Maçonaria F

F

Falso Irmão – Diz-se do Irmão que trai seus juramentos, profano que conhece alguns segredos da Ordem, ou que Iniciado em Loja Irregular.

Fênix - Ave da “mitologia” que renascia de suas próprias cinzas, por isso foi tomada como símbolo da imortalidade, ressurreição.

Festas – Na Maçonaria são as “Cerimônias Especiais”, destinadas à comemoração de datas ou acontecimentos. Há festas, destinadas só aos Maçons, mas há também as destinadas aos parentes e amigos, chamadas de “Sessões Brancas”.

Figuras Alegóricas – São os “Símbolos Maçônicos” representados por desenhos ou esculturas, com os quais são ornados os Templos Maçônicos.

Filhos da Viúva – Simbolicamente assim são chamados todos os Maçons do universo, por se considerarem Irmãos entre si. (Ver Viúva).

Filiação – É o ato pelo qual uma Loja admite em seu quadro um Irmão Regular, de outra Loja pertencente à mesma Potência. Não é conveniente que um Maçom pertença a várias Lojas.

Filiando Livre – No passado era o Irmão que obtinha o direito de freqüentar regularmente outra Loja, que não a sua, porém sem direito de voto. Posteriormente quando no Brasil só havia o “G.O.B.”, tais Irmãos tinham todos os direitos inerentes ao seu Grau. Hoje só existe a figura de “Membro Honorário”.

Fitões – São colares de pano, com desenhos atribuídos ao Cargo, em que está investido cada Irmão, sendo usados ao pescoço. (Ver Colares).

Flores - Alegria, beleza, virtude.

Fogo - O terceiro dos elementos da natureza, conhecido no passado como elemento de renovação. “O fogo renova a natureza toda”. Verdade, purificação, fervor, zelo...

Fogo Sagrado – Fogo que os antigos conservavam em seus Templos. Os romanos rendiam cultos a “Vesta”, deusa do fogo. A Ordem rende-lhe tributo de diversas formas, como a da purificação de um Candidato na “prova do fogo”; mas a principal delas é na “Cerimônia de Sagração” de um Templo, quando o “Fogo Sagrado”, é levado para iluminar simbolicamente os trabalhos, que ali serão realizados.

Força – Maçonicamente é um dos três “pilares” que sustentam um Templo, sendo representada por uma estátua de “Hércules”. É um título especial do 1º Vigilante, que representa a “Coluna da Força”.

Formiga – Economia e trabalho.

Fraternidade – É o principal axioma da Maçonaria, pois o espírito da Ordem é transformar toda a humanidade em uma “Grande Fraternidade”. Sem fraternidade não há Maçonaria.

D

Dicionário Secreto da Maçonaria