Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sociedades Secretas & Conspirações Maçonaria Dicionário Secreto da Maçonaria Z

Z

Zabalon - Também Zabulum. Este nome varia muito nos diversos Rituais, é a palavra de “passe” de um dos Graus do Rito do Real Arco.

Zabud - Filho do profeta “Natham”, principal oficial e amigo do Rei Salomão.

Zacoris - Nome do grande tesoureiro do “Grande Areópago dos Sábios das Pirâmides”.

Zakai - Puro, universal. Um dos grandes nomes de “Deus”, contido no Ritual Grau “6”, do Rito Escocês Reformado.

Zekarian – Nome de um dos seis porteiros do “Templo de Salomão”, segundo o Grau de Príncipes de Jerusalém, 8º do Rito Escocês Reformado.

Zend-Avesta – Coleção de livros sagrados dos persas, atribuídos a Zoroastro, que contêm os princípios da filosofia dos persas.

Zenit - Ponto imaginário da esfera celeste, que se supõe, estar situado perpendicularmente sobre a nossa cabeça, oposto a “Nadir”.

Zerbal – Favorito, o que prevalece com o Senhor, é o nome de um capitão dos guardas de Salomão. Nome que aparece em vários Graus do R\E\A\A\.

Zeus – Sobrenome que os gregos davam a Júpiter, o “Supremo Deus do Olimpio”, é considerado como o autor da vida.

Zillah – Significa proteção ou uma sombra. Uma das mulheres de Lameck a qual foi a mãe de Tubalcaim.

Ziza - Resplandecente, superabundante. Filho de “Siph”, citado na Bíblia. Palavra de “passe” do Grau “4” do R\E\A\A\, em alguns Rituais aparece como ZIZOR e também ZIZON.

Zodiacal - Referente a zodíaco. (Ver Colunas Zodiacais).

Zodíaco – É a faixa do céu que circunda a terra, por sobre a linha do Equador, que no seu todo de 360º, está dividido em doze partes de 30º cada, contendo em cada uma, um signo zodiacal. Estes signos marcam preponderantemente a decoração de um Templo Maçônico. O zodíaco, com seus signos, atualmente servem para, uma exploração desenfreada por parte de indivíduos inescrupulosos, que exploram a boa fé, e a crendice do povo. (Ver Colunas Zodiacais).

Zoroastro – Rei dos bactrianos, que reinou 5.000 anos antes da guerra de Tróia. Os dogmas principais deste reformador estabeleceram que, “Ormuz” é o autor de todo o bem e belo que o mundo encerra.

Zorobabel – Personagem bíblico, que desempenha importante papel em alguns Graus Superiores do R\E\A\A\.

Zorro – Animal parecido com uma raposa, astuto, sagaz. No Rito da Estrita Observância, se apresentava ao Mestre-Maçom, mostrando-lhe que devia ter a força de um leão, a inteligência da águia e a dissimulação de uma raposa.

Zweg – Palavra derivada do tudesco Zweig, que significa gérmen, fecundidade com que os pitagóricos designaram a Terra, mãe fecunda


Dicionário Secreto da Maçonaria