Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sociedades Secretas & Conspirações Maçonaria Maçonaria No Mundo

Maçonaria No Mundo

hey hoSituação Quantitativa

 


Existem, no mundo, aproximadamente 5,5 milhões, de maçons. Destes 3,2 - (58%)- nos Estados Unidos - USA, 1,2 -(22%) - no Reino Unido e 1,0(20%) no resto do mundo.

No Brasil somos aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4.700 Lojas sendo 27 Grandes Lojas (CMSB), 18 Grandes Orientes (COMAB) e um número não determinado federadas ao Grande Oriente do Brasil (GOB).


Situação Litúrgica

Duas Vertentes distintas, Inglaterra e França. 85% praticam o “Rito dos Maçons Antigos e Aceitos” que é utilizado em dezenas de “TRABALHOS” diferentes.15% praticam os demais ritos.

Podemos observar diferenças entre Maçonaria Simbólica e Filosófica nos USA, Inglaterra e França.
Encontramos diferenças, também na decoração dos Templos, no Brasil, Inglaterra, USA, França, tália, Espanha e Portugal.


Vertente Inglesa

A 1ª Grande Loja foi fundada, na Inglaterra em 1.717

Só em 1.776 inaugurou-se, em Londres, o primeiro local próprio para Reunião Maçônica “Free Mason’s Hall”. E data de 1.813 a criação da Grande Loja Unida da Inglaterra – (United Grand Lodge of London).

Maçonaria Inglesa: Não há eleição em Loja – existe a carreira e Grão Mestre é cargo Vitalício, sempre ocupado por um nobre, (atual Duque de Kent); quem dirige a Grande Loja de fato é o “Pró Grão Mestre”;

O sistema de Admissão de novos membros é feita da seguinte forma: O apoiador apresenta a intenção de convidar um determinado amigo e em reunião administrativa, sendo a proposiçção aprovada ele em seguida faz o convite, caso contrário o candidato não saberá jamais.

Fundo de Beneficência (karitas) da Grande Loja Unida da Inglaterra - GLUI é muito forte, com atuação marcante, tanto no mundo profano quanto para os Maçons.

Maçonaria Americana: Divisão em 3 ramos distintos. Não existe traje obrigatório a não ser o Avental;

Não há obrigação de Presença, porém aos faltosos é cobrada uma multa de US$5.00 por ausência.

Muito forte economicamente, mantém muitas entidades filantrópicas onde a prioridade é o maçom.

O maçom Americano dá pouca importância à parte esotérica;

Os altos graus para o maçom Americano.

O Maçom americano após o 3º grau frequenta tanto os graus filosóficos do Real Arco como os graus filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito - REAA


Vertente Francesa

Apesar de manter o sistema de Grande Loja, criou o sistema de Grande Oriente;

A maçonaria Brasileira é toda inspirada na Francesa, por isso o padrão considerado é o de Grande Oriente, sendo que até nas Grandes Lojas existe tal influência;

A maçonaria Brasileira atual, além da influência da Vertente Francesa acrescentou a sua própria cultura.

A maçonaria Francesa, revolucionária como seu próprio povo, criou o Rito Moderno, onde não é necessário afirmar a crença em Deus, e criou também a maçonaria Feminina.

 

Maçonaria Européia

Ao contrário da Inglesa, a maçonaria do restante da europa foi várias vezes perseguida pela Igreja ou pelos governos. Na 2ª Guerra, na Alemanha e França, por exemplo, por Hitler, na Itália por Mussolini, na Espanha por Franco e em Portugal por Salasar. Portugal teve sua maçonaria recentemente reerguida, recuperou seu patrimônio e o rito que era uma mistura de cinco ritos.

 

As Igrejas e a Maçonaria na Atualidade

Enquanto na Igreja Católica o clima Antimaçônico se estabilizou, nas Igrejas Evangélicas este clima se propaga em alta velocidade pelo mundo todo. Quando um pastor prega contra a maçonaria recebe prestígio e grande audiência.


Maçonaria Brasileira
Finalmente, diante de tudo que explanado, a maçonaria brasileira não merece tantas críticas que tem recebido de alguns maçons. Se a compararmos com o resto do mundo, podemos constatar vantagens e desvantagens em ambas.

Particularmente, considero a nossa maçonaria boa, porém os maçons brasileiros deveriam mudar o comportamento para com seu irmão, procurando entender que somos especiais e ter um tratamento condizente com o que representamos.

Desse comportamento, resultaria um clima de confiança e fraternidade que certamente nos daria um ambiente maçônico melhor e consequentemente, influenciar positivamente os novos iniciados".

 

Pennsylvania - EUA

A Grande Loja da Perinsylvania é uma das maiores jurisdições Maçônicas dos Estados Unidos. Esta Grande Loja foi fundada em 25 de setembro de 1786, contando com 566 lojas e 200.397 Obreiros (média de 354 por loja). Existem oito Lojas com mais de 1000 membros, sendo que a maior delas tem 1.248 e a menor 71. Somente 16 das 566 lojas têm menos de 100 membros em seus Quadros. Em sua reunião anual de 1.984 compareceram 1.152 Mestres Maçons. Nessa reunião foi aprovado um orçamento de 3,7 milhões de dólares.

Fazenda ? A Grande Loja possui ainda uma grande fazenda que produz e fornece víveres para os dois lares, que possuem um ativo líquido de 47 milhões de dólares e o orçamento para o período 1984/1985 foi fixado em 19,7 milhões de dólares.

O edifício da Grande Loja é dos mais suntuosos em seu gênero, e seus Templos Maçônicos, objeto de admiração de tantos quantos os visitam. Os turistas procedem de todas as partes do mundo e têm o serviço de guias especializados.


Virgínia - EUA

A sua Grande Loja foi fundada em 1778, hoje com 357 Lojas na Jurisdição e com 64.988 membros, resultando em uma média de 182 Membros/loja. A maior delas contém 947 e a menor 22. Durante o ano em revista, houve uma perda de 1540 membros por falecimento; uma média de 4,2 por dia. Durante o ano de 1985, 159 Irmãos receberam a medalha comemorativa de 50 anos de vida maçônica; 182 receberam a de 60 anos, e 7 pelos 70 anos de atividade na Ordem! Plano assistencial - Virgínia mantém um bem aparelhado Abrigo para idosos que opera com um orçamento de dois milhões de dólares e que tinha, ao encerrar o exercício, 17 homens e 53 mulheres sob seus cuidados. Os homens tinham a idade média de 83 anos.


China

Minúscula, pois conta com apenas 6 Lojas em sua Jurisdição, a Grande loja da China mantém-se firme há 32 anos. Esta Grande loja conta com 814 membros, o que lhe confere uma média de 136 por Loja, A maior delas tem 208 membros e a menor 99. Na área social, existe ativa participação dos Irmãos em obras de caridade.


RITO DE YORK

O Rito de York é o rito mais antigo e o mais praticado em todo o mundo. Estima-se que cerca de 85% dos maçons o praticam.

A Grande Loja de Londres juntamente com as Grandes Lojas da Escócia e Irlanda, fundadas em 1717, 1725 e 1736, respectivamente, constituem as três mais antigas do mundo.

Na Inglaterra não havia denominação para rito tal como é hoje (Escocês, Francês, Adonhiramita etc). Poder-se-ia dizer que, para os ingleses, rito é um procedimento, uma prática e não uma denominação especifica.

Até 1717 as lojas maçônicas eram livres, isto é, não havia uma obediência que as aglutinassem. Com a fundação da Grande Loja de Londres algumas lojas inglesas passam a se subordinar a uma obediência central. Na cidade de York as lojas maçônicas continuaram independentes até 1751, quando surge uma Grande Loja rival denominada Grande Loja da Inglaterra ou Grande Loja de York.

Com a rivalidade entre as duas Grandes Lojas, a denominação Rito de York começa a tomar corpo. Na verdade, ainda não se trata de um rito, mas sim do procedimento adotado pelos maçons de York que divergiam em alguns poucos pontos dos procedimentos adotados pelos maçons de Londres. Com isso a denominação acaba se consagrando.

Na prática, não havia diferenças ritualísticas acentuadas que pudessem ser caracterizadas nos procedimentos ritualísticos da Grande Loja de Londres e Grande Loja de York. Na realidade trata-se de um mesmo procedimento, praticado tanto pelos "Antigos" quanto pelos "Modernos".

Rito de York ou Emulation é o rito mais próximo da maçonaria operativa, anterior a 1717.

Em 1813 ocorre a união entre as duas Grandes Lojas rivais inglesas que deu origem a Grande Loja Unida da Inglaterra, cujo procedimento maçônico passa a denominar-se Emulation [Rito Emulação].
Portanto, por força do Act of Union firmado pelas duas Grandes Lojas rivais, a denominação Rito de York deixa de existir, pelo menos formalmente. A nova denominação foi adotada para que não ficasse caracterizado que a Grande Loja de Londres submeteu-se a Grande Loja de York cujo rito, até a época da união, denominava-se "Rito de York".

Atualmente, há 157 Grandes Lojas no mundo, das quais a Grande Loja Unida da Inglaterra reconhece 107. Isso não implica dizer que as 50 Grandes Lojas não reconhecidas, sejam consideradas espúrias ou irregulares - simplesmente, não são reconhecidas.

É difícil precisar, exatamente, o número de lojas maçônicas no mundo. Sabe-se que há, aproximadamente, 50 mil lojas em jurisdições reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra.

A Inglaterra com cerca de 48 milhões de habitantes e perto de 700 mil maçons, é a maior jurisdição, com 8.578 Lojas.

Na Capital - LONDRES - , com 7 milhões de habitantes na área metropolitana, existem cerca de 1.648 lojas maçônicas, com 150 mil maçons, aproximadamente.

Os EUA possuem 50 Grandes Lojas, com aproximadamente, 15 mil lojas maçônicas e 4 milhões de maçons.

Com 50 jurisdições os Estados Unidos contam com cerca de metade de todas as Grandes Lojas reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra, Irlanda e Escócia.

Dos 4 milhões de maçons dos Estados Unidos, 3 milhões são do Rito de York, ou seja 75%. Entretanto, é oportuno frisar que o Rito de York praticado nos Estados Unidos difere do Emulation praticado na Inglaterra.

O Emulation, na Inglaterra, não possui graus filosóficos. Nos EUA, o Rito de York é constituído pelos 3 graus simbólicos e 4 graus filosóficos. Estas não são as únicas diferenças. Existem outras de ordem ritualística.

 

Comparações entre ambos os ritos:

No Brasil, as lojas maçônicas federadas ao Grande Oriente do Brasil adotam a linha inglesa ou seja, o Emulation Rite apesar do uso da denominação "Rito de York" que acabou se consagrando. Entretanto, existem muitas lojas ligadas a outras obediências que praticam o "iorques" ou seja, uma mistura entre o Rito de York (linha americana) e o Escocês que acaba resultando numa verdadeira barbárie ritualística.

O total de maçons no mundo, em números exatos, é difícil de ser calculado, porque as informações não são completas. Entretanto, pode-se compor os quadros a seguir:

País

Lojas

Maçons

Inglaterra

8.578

700.000

Escócia

5.700

400.00

Irlanda

1.100

60.000

Total - Grã-Bretanha

15.378

1.160.000

 

País

G.L.

Lojas

Maçons

Estados Unidos

50

15.000

4.000.000

Inglaterra

01

8.578

700.000

Escócia

01

5.700

400.000

Irlanda

01

1.100

60.000

Canadá

01

5.000

250.000

América do Sul

 

9.000

450.000

Australásia

 

7.500

375.000

Filipinas

 

210

10.500

Europa Cont.

 

1.300

65.000

Nova ZelândiaJapão, Índia, etc.

 

5.000

200.000

 

 

 

 

Total

6.510.00

 

 

 


Desse total, 5.500.000 praticam o RITO DE YORK, ou seja: 85%.

Há, naturalmente, erros mas que não afetam o resultado final.


ALGUMAS COMPARAÇÕES COM O RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

Não tem no Rito de York:

A Palavra Semestral;

Cadeia de União. (não deve ser formada em hipótese alguma).

Sessões Especiais (todas são regulares).

Câmara de Reflexão.

Espadas dentro da loja (o único que usa a espada é o GE).

Bolsa de Propostas e Informações.

Passos para entrada na loja.

Cartão de visitante (quando o visitante exige, o ML solicita que o Irm. Sec. encaminhe uma carta diretamente à loja do visitante, informando a visita).

Altar dos Juramentos (não há altares na loja, as mesas do ML, 1ºV e 2ºV, são retangulares e chamadas de Pedestais).

Transmissão da Palavra Sagrada.

Cálice da Amargura (na iniciação).

Consagração pela Espada e o Malhete.

Espada Flamejante.

Prova dos Elementos.

Tríplice abraço.

Os três pontinhos; (deve ser abolido, das abreviaturas e também das assinaturas).

Diferença de nível entre o Or. e Oc..

Separação física entre o Or. e Oc. (grade).

Os cargos de: Orador, Chanceler, Experto, Porta Estandarte e Porta Espada.

Corda de 81 nós.

Candidatura para o cargo de Mestre da Loja (não há disputa pelo cargo, há uma linha de sucessão).

Nenhum assunto administrativo pode ser discutido em loja aberta;

Nenhum candidato é reprovado no escrutínio secreto em loja aberta. (os candidatos são avaliados e pré-aprovados em reunião administrativa).


Maçonaria Brasileira

A Maçonaria brasileira, enquanto Instituição, através de Maçons Ilustres e Patriotas participou ativamente da da Independência do Brasil, da libertação dos escravos, da Proclamação da República. E estiveram sempre presentes nos grandes eventos históricos no País.

 

ARTE REAL

Em 1640, Carlos I, rei da Inglaterra, protetor da Maçonaria, foi executado e a monarquia caiu. Os nobres descontentes se abrigaram na Maçonaria para trabalhar em prol da Monarquia. Em 1660, voltando novamente o regime monárquico, subiu ao trono inglês Carlos II e, por gratidão ao trabalho dos Maçons, pela volta à monarquia, foi chamada de Arte Real (Temas Maçônicos, de Clemildes Sant’Ana).

A maçonaria no Brasil, de acordo com a pesquisa feita pelo irmão Marcelo Rezende esta assim constituída:

Acre – (Pop. 483.593)
Delegacia do Grande Oriente do Brasil no Acre - GOB - 7 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado do Acre - CMSB - 11 Lojas

Alagoas – (Pop. 2.633.251)

Grande Oriente do Estado do Alagoas - GOB - 26 Lojas
Grande Loja do Estado de Alagoas - CMSB - 20 Lojas

Amapá – (Pop. 379.459)

Delegacia do Grande Oriente do Brasil no Amapá - GOB - 2 Lojas
Grande Loja Maçônica do Amapá - CMSB - 6 Lojas

Amazonas - (Pop. 2.389.279)

Grande Oriente do Estado do Amazonas - GOB - 40 Lojas
Grande Loja Maçônica do Amazonas - CMSB - 40 Lojas
Grande Loja Feminina da Amazônia – Próprio

Bahia - (Pop. 12.541.675)

Grande Oriente Estadual da Bahia - GOB - 82 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia - CMSB - 129 Lojas
Grande Oriente da Bahia - COMAB - 7 Lojas

Ceará - (Pop. 6.809.290)

Grande Oriente do Estado do Ceará - GOB - 22 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará - CMSB - 112 Lojas
Grande Oriente do Ceará - COMAB

Distrito Federal - (Pop. 1.821.946)

Grande Oriente do Distrito Federal - GOB - 45 Lojas
Grande Loja Maçônica de Brasília - CMSB - 29 Lojas
Grande Oriente Independente do Distrito Federal - COMAB
Oriente de Brasília do "Direito Humano" - DH - 7 Lojas
Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA - 1 Loja

Espírito Santo - (Pop. 2.802.707)

Grande Oriente do Estado do Espírito Santo - GOB - 57 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado do espírito Santo - CMSB - 69 Lojas
Grande Oriente do Espírito Santo - COMAB
Grande Oriente da Maçonaria do Espirito Santo - Próprio

Goiás - (Pop. 4.514.967)

Grande Oriente do Estado de Goiás - GOB - 107 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás - CMSB - 111 Lojas
Grande Oriente Nacional Glória do Ocidente de Goiás - 12 Lojas - Próprio
Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA - 1 Loja

Maranhão - (Pop. 5.222.183)

Grande Oriente do Estado do Maranhão - GOB - 22 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão - CMSB - 50 Lojas
Grande Oriente Autônomo do Maranhão - COMAB

Mato Grosso - (Pop. 2.235.832)

Grande Oriente Estadual do Mato Grosso - GOB - 24 Lojas
Grande Loja do Estado de Mato Grosso - CMSB - 29 Lojas
Grande Oriente do Estado do Mato Grosso - COMAB - 29 Lojas

Mato Grosso do Sul - (Pop. 1.927.834)

Grande Oriente do Estado do Mato Grosso do Sul - GOB - 44 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul - CMSB - 57 Lojas
Grande Oriente do Mato Grosso do Sul - COMAB

Minas Gerais - (Pop. 16.672.613)

Grande Oriente do Estado de Minas Gerais - GOB - 215 Lojas
Grande Loja Maçônica de Minas Gerais - CMSB - 248 Lojas
Grande Oriente de Minas Gerais - COMAB
Grande Loja Unida de Minas Gerais - Próprio - 4 Lojas
Grande Loja Unida da Inglaterra no Brasil – Próprio – 1 Lojas
Oriente de Minas Gerais do "Direito Humano" - DH -10 Lojas

Pará - (Pop. 5.510.849)

Grande Oriente do Estado do Pará - GOB - 38 Lojas
Grande Loja Maçônica do Pará - CMSB - 60 Lojas

Paraíba - (Pop. 3.305.616)

Grande Oriente do Estado da Paraíba - GOB - 20 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba - CMSB - 39 Lojas
Grande Oriente da Paraíba - COMAB

Paraná - (Pop. 9.003.804)

Grande Oriente do Estado do Paraná - GOB - 58 Lojas
Grande Loja do Paraná - CMSB - 91 Lojas
Grande Oriente do Paraná – COMAB – 97 Lojas
Grande Loja Unida do Paraná – Próprio – 7 Lojas
Oriente do Paraná do "Direito Humano" - DH - 2 Lojas
Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA - 6 Lojas

Pernambuco - (Pop. 7.399.071)

Grande Oriente do Estado de Pernambuco - GOB - 33 Lojas
Grande Loja de Pernambuco - CMSB - 39 Lojas
Grande Oriente Independente de Pernambuco - COMAB
Oriente de Pernambuco do "Direito Humano" - DH - 2 Lojas

Piauí - (Pop. 2.673.085)

Grande Oriente do Estado do Piauí - GOB - 28 Lojas
Grande Loja Maçônica do Piauí - CMSB - 31 Lojas
Grande Oriente Independente do Piauí - COMAB
Grande Loja Maçônica Unida do Piauí - Próprio - 12 Lojas

Rio de Janeiro - (Pop. 13.406.308)

Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro - GOB - 201 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro - CMSB - 132 Lojas
Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro - COMAB - 24 Lojas
Grande Loja Unida de Maçons Antigos, Livres e Aceitos do Estado do Rio de Janeiro – Próprio – 5 Lojas
Grande Loja Unida da Inglaterra no Brasil – Próprio – 2 Lojas
Oriente do Rio de Janeiro do "Direito Humano" - DH - 16 Lojas

Rio Grande do Norte - (Pop. 2.558.660)

Grande Oriente do Rio Grande do Norte - GOB - 20 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte - CMSB - 17 Lojas
Grande Oriente Independente do Rio Grande do Norte - COMAB

Rio Grande do Sul - (Pop. 9.634.688)

Grande Oriente Estadual Sul Riograndense - GOB - 24 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul - CMSB - 106 Lojas
Grande Oriente Independ. do Est. do Rio Grande do Sul - COMAB - 143 Lojas
Oriente do Rio Grande do Sul do "Direito Humano" - DH - 3 Lojas
Grande Oriente da Franco Maçonaria Mista do Estado do Rio Grande do Sul - Próprio - 8 Lojas
Grande Oriente Independente Misto do Rio Grande do Sul - Próprio
Grande Oriente do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misrain - Próprio

Rondônia - (Pop. 1.229.306)

Grande Oriente Estadual de Rondônia - GOB - 19 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - CMSB - 21 Lojas

Roraima - (Pop. 247.131)

Delegacia do Grande Oriente do Brasil em Roraima - GOB - 7 Lojas
Grande Loja Maçônica de Roraima - CMSB - 7 Lojas

Santa Catarina - (Pop. 4.875.244)

Grande Oriente do Estado de Santa Catarina - GOB - 32 Lojas
Grande Loja de Santa Catarina - CMSB - 68 Lojas
Grande Oriente de Santa Catarina - COMAB - 54 Lojas
Oriente de Santa Catarina do "Direito Humano" - DH - 2 Lojas

São Paulo - (Pop. 34.119.110)

Grande Oriente de São Paulo - GOB - 460 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo - CMSB - 515 Lojas
Grande Oriente Paulista - COMAB - 205 Lojas
Grande Oriente do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misrain - Próprio
Grande Loja Unida da Inglaterra no Brasil – Próprio – 7 Lojas
Grande Oriente Lusitano no Brasil - Próprio
Oriente de São Paulo do "Direito Humano" - DH - 7 Lojas
Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA - 8 Lojas
Grande Loja Maçônica Mista do Brasil - Próprio - 4 Lojas

Sergipe - (Pop. 1.624.020)

Grande Oriente do Estado de Sergipe - GOB - 10 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe - CMSB - 12 Lojas

Tocantins - (Pop. 1.048.642)

Delegacia do Grande Oriente do Brasil em Tocantins - GOB - 12 Lojas
Grande Loja Maçônica do Estado de Tocantins - CMSB - 29 Lojas

Siglas utilizadas:

GOB - Grandes Orientes Estaduais federados ao GOB - Grande Oriente do Brasil

CMSB - Grandes Lojas Estaduais confederadas à CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil

COMAB - Grandes Orientes Independentes e Autônomos confederados à COMAB - Confederação Maçônica do Brasil

Próprio - Outros Grandes Orientes, Grandes Lojas, Federações, Confederações, Jurisdições, Delegacias, Ordens, Potências, Corpos, etc

DH - Lojas Mistas federadas no Brasil à Ordre Maçonnique Mixte International "Le Droit Humain"

GLADA - Lojas Mistas federadas à Grande Loja Arquitetos de Aquário

POP. – População Residente na Contagem populacional do IBGE - 1996

por Ir. Renato Gabriel