Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sociedades Secretas & Conspirações Textos Conspiracionais A Epopéia Rosa-Cruz Lectorium Rosicrucianum

Lectorium Rosicrucianum

LECTORIUM ROSICRUCIANUM (ou ESCOLA INTERNACIONAL DA ROSACRUZ ÁUREA) – É uma organização rosa-cruz que se pretende inspirada pelos Cátaros, que começou a se estruturar em Haarlem, Holanda, em 1924, através do trabalho de Jan van Rijckenborgh (pseudônimo de Jan Leene) e Catharose de Petri (Z. W. Leene), quando saíram da Sociedade Rosacruz (Het Rozekruisers Genootschap), divisão holandesa do grupo americano Rosicrucian Fellowship, sendo que este grupo se tornaria independente da Rosicrucian Fellowship em 1935. Com o final da Segunda Guerra em 1945 (quando seu trabalho foi proibido pelas forças de ocupação nazista), o trabalho exterior foi retomado e passou a adotar o nome Lectorium Rosicrucianum, ou Escola Internacional da Rosacruz Áurea e, apresentando-se cada vez mais como uma escola gnóstica, "Gnosis" significando aqui o conhecimento direto de Deus, resultado de um caminho de desenvolvimento espiritual. Desde então, o grupo se expandiu por vários países da Europa, América, Oceania e África, além de publicar inúmeros livros, muitos dos quais com comentários sobre antigos textos da sabedoria universal, como os Manifestos Rosacruzes do Século XVII, o Corpus Hermeticum (textos atribuídos a Hermes Trismegistus), o Evangelho Gnóstico da Pistis Sophia, o Tao Te Ching, entre outros.

Todo o processo do Lectorium Rosicrucianum está estruturado em sete aspectos. Depois de assistir a um curso de orientação oferece-se ao interessado a possibilidade de aceder diretamente á condição de simpatizante ou aluno. A condição de simpatizante corresponde ao átrio do Lectorium Rosicrucianum, ou seja, ao exterior da Escola Espiritual propriamente dita, não obstante, desde o átrio é possível contemplar livremente uma parte importante do trabalho da Rosacruz Moderna, assistir a um número considerável de atividades e aprofundar na Filosofia da Escola Espiritual. Sua duração pode ser indefinida. Os cursos que se realizam não pressupõem obrigação alguma para os assistentes. Normalmente organizam-se 2 cursos anuais nos centros locais. Para os simpatizantes organizam-se atividades públicas com uma periodicidade mínima mensal. O acesso ao Discipulado realiza-se depois de assistir a um curso de introdução, ou depois de ter recebido o respectivo curso pelo correio, ou em qualquer momento desde a condição de simpatizante.

A Epopéia Rosa Cruz

Conteúdo relacionado