Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Yoga Fire Textos Yoga Fire O Sutra do Colocando a roda do darma em movimento

O Sutra do Colocando a roda do darma em movimento

 Budaaa

O Dhammacakkapavattana Sutta, que pode ser traduzido como “O Sutra do Colocando a roda do Dhamma em movimento" foi o primeiro discurso de Buda logo após sua iluminação feito aos seus cinco primeiros discípulos. Ele contém a essência do caminho budista.

O Caminho do Meio

Logo após sua iluminação Buda reuniu-se com seus cinco primeiros seguidores e os instruiu dizendo que há dois caminhos que devemos evitar, pois são errados e não trazem benefícios:

  • A busca da felicidade nos prazeres sensuais
  • A busca da dor na mortificação

As Quatro Nobres Verdade

Esse foi o resumo do que ouviram os cinco primeiros seguidores. No final do sutra é dito que com isso a  a roda dos ensinamentos de Buda foi colocada em movimento e nada poderá pará-la.

O Caminho do Meio evitando esses extremos é acessível pelas Quatro Nobres Verdades:

1. Há sofrimento.

 “Nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que se deseja é sofrimento.”

2. O sofrimento vem do desejo.

“É este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir.”

3. Cessando o desejo, cessa o sofrimento. 

“É o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, abrir mão, descartar, libertar-se, desapegar desse mesmo desejo.”

4. O desejo pode cessar pelo Nobre Caminho Óctuplo:

Quando nossa visão e conhecimento for completamente purificados pelas quatro nobre verdades atingiremos o mesmo estado de Buda. Então superamos o ciclo de morte e renascimento e atingimos o Nirvana.

  1. Entendimento correto.
  2. Pensamento correto.
  3. Linguagem correta. 
  4. Ação correta.
  5. Modo de vida correto. 
  6. Esforço correto.
  7. Atenção plena correta.
  8. Concentração correta.
 

A roda do darma


Quando nossa visão e conhecimento for completamente purificados pelas quatro nobre verdades atingiremos o mesmo estado de Buda. Então superamos o ciclo de morte e renascimento e atingimos o Nirvana.

Esse foi o resumo do que ouviram os cinco primeiros seguidores. No final do sutra é dito que com isso a roda dos ensinamentos de Buda "o Darma" foi colocada em movimento e a partir de então nada poderá pará-la.